Home Esportes Olímpicos Vôlei de praia brasileiro passa em branco pela primeira vez e Alison alerta: “A gente precisa abrir os olhos”

Vôlei de praia brasileiro passa em branco pela primeira vez e Alison alerta: “A gente precisa abrir os olhos”

Pela primeira vez Brasil não terá um finalista na modalidade, disputada desde Atlanta-1996

Fernando Cesarotti
Jornalista, professor universitário e fã ardoroso de qualquer esporte. Autor do OlimpCast, podcast sobre esportes olímpicos.

O vôlei de praia está sendo disputado em Olimpíadas pela sétima vez nos Jogos de Tóquio-2020, e esta foi a primeira em que o Brasil saiu sem medalhas tanto no masculino quanto no feminino. Campeão no Rio-2016, Alison mostrou preocupação após sua eliminação ao lado de Álvaro.

PUBLICIDADE

Eles foram derrotados pelos letões Plavins e Tocs, que já haviam derrotado Bruno Schimdt e Evandro nas oitavas. No feminino, Agatha e Duda caíram nas oitavas; Ana Patrícia e Rebecca, nas quartas.

Veja o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

PUBLICIDADE

“Brasil e EUA não dominam mais. Por que isso acontece? Temos que conversar e debater sobre isso, até hoje não perguntaram a nossa opinião. O mundo está evoluído e nós estamos parados na década de 1990. O mundo está capotando e a gente está parado”, disse o jogador à reportagem do Grupo Globo.

Histórico positivo, futuro incerto

O vôlei de praia entrou no programa olímpico em Atlanta-1996, e logo de cara teve uma final brasileira no torneio feminino: Jaqueline e Sandra venceram Mônica e Adriana. De lá para cá, foram 13 medalhas: 3 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze.

Em todas as edições, o Brasil teve não só pódio, mas uma dupla finalista em pelo menos um gênero da modalidade. No último ciclo, porém, muitas duplas foram modificadas e algumas afetadas pela pandemia de covid-19. Bruno Schimdt, por exemplo, ficou 13 dias internado, sendo 4 na UTI.

“O mundo descobriu que o vôlei de praia é um esporte barato e que traz medalha, e o Brasil está parado no tempo”, concluiu Alison.

PUBLICIDADE

Veja abaixo os ganhadores:

Medalhas de ouro
Jaqueline e Sandra (Atlanta-1996)
Ricardo e Emanuel (Atenas-2004)
Alison e Bruno Schmidt (Rio-2016)

Medalhas de prata
Mônica e Adriana (Atlanta-1996)
Adriana Behar e Shelda (Sydney-2000)
Zé Marco e Ricardo (Sydney-2000)
Adriana Behar e Shelda (Atenas-2004)
Fábio e Márcio Araújo (Pequim-2008)
Alison e Emanuel (Londres-2012)
Ágatha e Bárbara (Rio-2016)

Medalhas de bronze
Sandra e Adriana (Sydney-2000)
Ricardo e Emanuel (Pequim-2008)
Larissa e Juliana (Londres-2012)

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Namorada de Ana Marcela assusta vizinhos com gritos de comemoração pelo ouro

Letícia Bufoni é chamada de ‘Xuxa do skate’ por apego a Rayssa e Sky