Home Esportes Radicais WSL divulga calendário para 2022

WSL divulga calendário para 2022

O campeonato mundial de surfe terá novidades no calendário e no formato em 2022

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

*Texto atualizado em 18/01/2022

PUBLICIDADE

A World Surf League anunciou o calendário para o campeonato mundial de 2022. Diferentemente de 2021, quando teve o número de etapas reduzido por conta da pandemia, o tour voltará a ter 10 campeonatos, além do evento final em Trestles, que contará com os cinco melhores colocados do ranking disputando o título de melhor surfista do mundo.

Entre as novidades trazidas pela WSL estão a saída do Surf Ranch e da etapa australiana na Gold Coast. Em seus lugares entraram Surf City, em El Salvador, G-Land, na Indonésia, e Sunset, no Havaí. Esses dois últimos eventos eram para ter acontecido em 2021, mas o calendário foi alterado e essas etapas não foram realizadas. Já El Salvador é novidade no tour.

PUBLICIDADE

Outro fator diferente em 2022 será o corte de atletas no meio do campeonato. Após a quinta etapa, a quantidade de surfistas por competição irá diminuir de 36 para 24 homens, e de 18 para 12 mulheres. Aqueles que não se qualificarem para a segunda metade do ano vão competir no CS (a divisão de acesso do surfe) a partir de maio. Sobre essa mudança, o surfista americano Conner Coffin falou: “O fato de alguém perder seu lugar no tour depois de cinco eventos realmente aumenta as apostas e vai levar todos a surfarem muito”.

Esse vai ser o primeiro ano em que homens e mulheres surfarão todas as etapas de forma conjunta. Ou seja, ao invés de ir para Maui, elas terão a chance de disputar uma etapa em Pipeline, e também voltarão para o Taiti pela primeira vez desde 2006. “É incrível fazer parte de um momento tão incrível para o surf feminino. 2022 será lembrado como o primeiro ano que teremos um tour combinado para masculino e feminino, incluindo o número igual de eventos. Estou ansiosa para surfar as melhores ondas do mundo, e fazer história junto com todos os surfistas do CT”, disse Tatiana Weston-Webb.

CALENDÁRIO DA WSL 2022

  • Pipeline (Havaí) – 29 de janeiro a 10 de fevereiro
  • Sunset (Havaí) – 11 a 23 de fevereiro
  • Peniche (Portugal) – 3 a 13 de março
  • Bells Beach (Austrália) – 10 a 20 de abril
  • Margaret River (Austrália) – 24 de abril a 4 de maio – corte do meio do ano
  • G-Land (Indonésia) – 28 de maio a 6 de junho
  • Surf City (El Salvador) – 12 a 20 de junho
  • Saquarema (Brasil) – 23 a 30 de junho
  • Jeffreys Bay (África do Sul) – 12 a 21 de julho
  • Teahupo’o (Taiti) – 11 a 21 de agosto
  • WSL Finals em Trestles (Estados Unidos) – 8 a 16 de setembro

Leia Mais

Teahupo’o será a onda das Olimpíadas de Paris 2024

WSL anuncia igualdade de premiação para homens e mulheres

Confira os surfistas classificados para o mundial de surfe de 2022

PUBLICIDADE