Home Esportes Olímpicos Balanço: Brasil teve campanha memorável na canoagem com ouro e pratas

Balanço: Brasil teve campanha memorável na canoagem com ouro e pratas

Segunda edição da modalidade em Jogos Paralímpicos teve Time Brasil com terceira melhor campanha entre todas delegações que foram a Tóquio

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

Parte do programa paralímpico desde 2016,  a canoagem voltou a “engordar” o saldo do Time Brasil nos Jogos com um número três vezes maior que no Rio de Janeiro. Desta vez, nenhum bronze foi conquistado no desempenho que só teve campeão e vice nas águas de Tóquio.

PUBLICIDADE

Paralimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

A delegação verde-amarela cruzou o mundo com sete atletas representantes da canoagem, sendo quatro homens e três mulheres, mas foi na categoria masculina que o pódio foi alcançado. Caio Ribeiro, medalhista em 3º há cinco anos, até competiu, só que quem se destacou foi Fernando Rufino, primeiro campeão brasileiro da história.

PUBLICIDADE

Com tempo de 53.077, o sul-mato-grossense cruzou em primeiro na categoria individual 200m VL2 e superou seus rivais Steven Haxton (55.093), dos Estados Unidos, e o português Norberto Mourão (55.365). Luis Carlos Cardoso competiu nesta prova, ficou em sétimo, mas não saiu de mãos abanando.

Isso porque, um dia antes, ele já havia conquistado a prata na classe KL1 200m da canoagem. Esta também foi a cor da premiação de Giovane Vieira na classe VL3 200m. Com isso, a campanha do Time Brasil em Tóquio terminou com três pódios e um lugar reservado na memória do esporte.

Leia mais:

ATÉ PARIS! Encerramento das Paralimpíadas tem cores, luzes e mensagem de inclusão

Paralimpíadas: Daniel Dias leva bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento

Brasil fecha as Paralimpíadas de Tóquio igualando recordes e com marca histórica de ouros

Austrália projeta seus heróis olímpicos e paralímpicos na fachada da Opera House