Home Esportes Olímpicos Balanço das Paralimpíadas: Brasil leva ouro inédito no goalball masculino, mas fica no quase no feminino

Balanço das Paralimpíadas: Brasil leva ouro inédito no goalball masculino, mas fica no quase no feminino

Seleção brasileira masculina de goalball foi campeã em Tóquio 2020, enquanto o time feminino quase subiu ao pódio

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

O Brasil, enfim, conquistou a tão sonhada medalha de ouro no goalball masculino nas Paralimpíadas de Tóquio 2020 após bater na trave em Londres 2012 (prata) e Rio 2016 (bronze).

PUBLICIDADE

O time brasileiro campeão foi formado por Emerson da Silva, Alex de Melo, José Roberto Ferreira de Oliveira, Romário Marques, Leomon Moreno e Josemárcio Sousa, o Parazinho.

Na fase de grupos, o Brasil venceu Lituânia (11×2), Argélia (10×4) e Japão (8×3), perdendo apenas um jogo, diante dos Estados Unidos (8×6). Nas quartas, venceu a Turquia por 9×4 e, na semifinal, bateu a Lituânia por 9×5.

PUBLICIDADE

A decisão foi diante dos chineses e o Brasil goleou por 7×2, ficando com o ouro. A China foi prata e a Lituânia terminou com a medalha de bronze.

Entre as mulheres

No feminino, as meninas do Brasil buscavam uma medalha inédita em Paralimpíadas, mas acabaram perdendo a decisão do bronze e ficaram sem pódio, igualando a quarta colocação dos Jogos do Rio 2016.

As brasileiras conquistaram uma vitória na fase de grupos, contra o Egito (11×1), mas perderam duas vezes, diante de EUA (6×4) e Turquia (8×4), além do empate por 4×4 contra o Japão.

PUBLICIDADE

Nas quartas de final, vitória por 1×0 sobre a China. Na semifinal, o Brasil perdeu dos EUA por 5×4, indo para disputa do terceiro lugar. E o Japão levou a melhor, vencendo por 6×1 e ficando com a medalha de bronze.

A Turquia acabou levando a medalha de ouro no goalball feminino ao vencer a final diante dos EUA por 9×2, deixando as norte-americanas com a prata.

LEIA TAMBÉM

ATÉ PARIS! Encerramento das Paralimpíadas tem cores, luzes e mensagem de inclusão

Brasil fecha as Paralimpíadas de Tóquio igualando recordes e com marca histórica de ouros

PUBLICIDADE

Paralimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

Especial Paralimpíadas: conheça os esportes e como eles são disputados