Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Confira 5 dicas para estudar melhor para o vestibular

Selecionamos algumas dicas para você estudar melhor para o vestibular. Confira!

Lucas Ayres
Colaborador do Torcedores

Crédito: Canva Studio/Pexels

Se uma parcela da dificuldade do vestibular está em seus conteúdos, uma outra, e de certa forma significativa, está no desafio de encontrar as melhores maneiras para estudar para ele. Afinal, por ser uma prova anual e mais robusta, ele requer algumas habilidades diferentes das desenvolvidas por um aluno durante o ensino médio, por exemplo.

Assim, tanto quanto entender as matérias, lembrar de datas e fatos e desvendar as lógicas das perguntas, é necessário atenção à como é feita a preparação para os vestibulares. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas, para ajudar você nesse processo. Confira:

5 dicas para estudar melhor para o vestibular

Como falamos, a dinâmica dos vestibulares é diferente, e portanto assim também é a sua preparação. Diferentemente dos testes mensais, bimestrais ou trimestrais de colégios, essas provas são feitas uma vez por ano, e requerem, no âmago, um estudo muito mais robusto do que o normal dos anos de ensino médio.

O desafio, para além da maratona, é se organizar, dosar suas energias e manter os estudos regulares e produtivos. Para alcançar isso, vale dar uma olhada nas dicas abaixo.

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

  1. 1.Crie um cronograma de estudos
  2. 2. Fuja das distrações
  3. 3. Atenção aos materiais de estudo
  4. 4. Varie nos formatos de estudo
  5. 5. Busque ter foco e disciplina, mas evitar o estresse

Prepare-se para a prova para além dos conteúdos

Claro que as dicas acima não vão garantir que você estudará bem para os vestibulares, mas servirão como um bom guia. Mas, da mesma maneira, um bom estudo, sozinho, não vai assegurar boas notas nas provas.

Novamente, o fato do vestibular ser um teste anual muda tudo. Tudo acontece em um, dois, no máximo três dias, e é preciso estar bem nesses dias. É necessário, por exemplo, estar bem descansado, bem hidratado e bem alimentado.

Pense, portanto, em se preparar para uma responder questões, mas também para se manter concentrado e motivado por um par de horas em um fim de semana.

LEIA TAMBÉM

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Entenda como usar os games na hora dos estudos

Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?

Aplicativos para estudos: quais os melhores e como usar