Natação: Ronystony tem apenas oitavo tempo na final dos 50m costa
Brasileiro natural da Paraíba se classificou para sua primeira final nos Jogos Paralímpicos de Tóquio com terceiro melhor tempo da bateria
Ale Cabral/CPB
O nadador do Time Brasil Ronystony Cordeiro entrou na piscina na manhã desta quinta-feira (3) e ficou na última posição na final dos 50m costa da natação S4. Esta foi a sua primeira decisão por medalhas alcançada nesta edição das Paralimpíadas, que acontecem em Tóquio, no Japão.
Paralimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo
O brasileiro que havia feito o terceiro melhor tempo de sua bateria na etapa de classificação, com 46.58, piorou o tempo em quase meio segundo ao fazer 46.95. O resultado o jogou para a oitava colocação geral, único a bater na casa dos 46 segundos, junto com Xavier Torres, da Espanha.
A disputa pelo ouro durou até os últimos metros e foi decidida na batida dos braços. Arnost Petracek (41.26), da República Tcheca, liderava até a metade da prova, quando tomou a virada de Roman Zhdanov (40.99) e ficou com a prata.
O campeão ainda atualizou o recorde mundial antigo (41.50), que também era dele, conquistado em 2019. O pódio foi concluído com Angel de Jesus Camacho, do México.
Ronystony passou a praticar a natação paralímpica em 2007 por uma recomendação médica depois de sofrer um acidente de bicicleta, aos 24 anos. Sua medula cervical foi comprometida na ocasião.
Aos 41, o brasileiro tem como seus principais títulos o ouro no revezamento 4x50m livre no Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, em 2011, e na mesma categoria, em 2013, no Mundial de Natação em Montreal.

