Home Futebol Flamengo controla o Barcelona de Guayaquil, vence sem sustos, mas pode (e deve) melhorar seu desempenho coletivo

Flamengo controla o Barcelona de Guayaquil, vence sem sustos, mas pode (e deve) melhorar seu desempenho coletivo

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira explica como o talento individual tem resolvido os problemas do time comandado por Renato Gaúcho

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

Mais dois gols de Bruno Henrique, nova vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil e vaga assegurada na decisão da Copa Libertadores da América. A terceira da história do Flamengo e a segunda em três temporadas. O torcedor rubro-negro que teve uma quarta-feira (29) marcada pela ansiedade e pelo receio de mais um vexame nível América do México viu seu time do coração controlar bem as ações, ditar o ritmo de cada ação no campo e vencer a equipe equatoriana mais uma vez e sem sustos. Muito por conta das grandes atuações de Everton Ribeiro, Diego Alves, Filipe Luís, Rodrigo Caio e, é claro, Bruno Henrique. Este que escreve já havia comentado numa outra oportunidade como o talento individual se transformou na base do trabalho de Renato Gaúcho e como ele está diretamente ligado à organização tática da equipe. No entanto, por mais que os números sejam excelentes, o desempenho coletivo do Flamengo pode (e deve) melhorar. Ainda mais com uma final de Libertadores pela frente.

PUBLICIDADE

Há quem possa ver nas palavras deste que escreve uma certa má vontade com Renato Gaúcho e com o time que chegou a 17 partidas sem derrotas na competição mais importante do continente sul-americano (igualando o recorde do Sporting Cristal nos anso 1960). Mas o ponto aqui é outro. A impressão que ficou da partida desta quarta-feira (29) foi a de que o Barcelona de Guayaquil poderia ter complicado muito a vida do Flamengo se fosse mais qualificado tecnicamente. Mesmo se impondo na base da técnica, tentando manter a posse da bola e procurando não se expor muito, o escrete rubro-negro viu seu adversário explorar os espaços que surgiam no meio-campo por conta da marcação por encaixes e perseguições dentro de cada setor. Fabián Bustos surpreendeu ao tirar Damián Díaz (principal articulador do Barcelona de Guayaquil) e apostou num jogo mais direto com os centroavantes Garcés e Mastriani tentando dar profundidade às jogadas de ataque. Faltava técnica, mas sobrava disposição.

A marcação por encaixes do Flamengo não era tão eficiente para fechar os espaços na frente da área de Diego Alves. Imagens: Reprodução / YouTube / Conmebol Libertadores

Mesmo com uma postura mais cautelosa do que o costume, o Flamengo abriu o placar aos 17 minutos da primeira etapa com Bruno Henrique aproveitando belíssimo passe de Everton Ribeiro no meio da zaga do Barcelona de Guayaquil. Vale destacar aqui também que o time de Renato Gaúcho mostrou concentração e tranquilidade durante todo o jogo e conseguiu se ajustar rapidamente com a saída de David Luiz logo aos nove minutos. Gustavo Henrique entrou e não comprometeu. Por outro lado, ficou bem evidente que os jogadores rubro-negros não conseguiam fechar os espaços que apareciam entre os setores por conta da marcação por encaixes pedida por Renato Gaúcho. Não foram poucas as vezes em que Willian Arão e Andreas Pereira se posicionavam muito distantes um do outro. Everton Ribeiro e Bruno Henrique voltavam constantemente pelos lados, mas sofriam quando o Barcelona de Guayaquil fazia a inversão da jogada. Apesar da boa proposta, a equipe equatoriana falhava nas finalizações a gol.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJlbWpXY0NGbyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Afirmar que o Flamengo ainda precisa melhorar seu desempenho coletivo não é estar desconectado da realidade. É tentar entender tudo que o jogo mostrou. Por mais que o time comandado por Renato Gaúcho subisse a marcação, acelerasse a troca de passes e usasse a movimentação constante dos seus jogadores para criar espaços no terço final (como no lance em Andreas Pereira acertou a trave de Burrai depois que Arrascaeta e Bruno Henrique arrastaram a marcação), a postura era mais cautelosa, de espera mesmo. E a marcação por encaixes individuais mencionada anteriormente não funcionava como o esperado por conta da falta de intensidade dos jogadores para executar esse sistema. Com isso, os espaços no meio-campo apareciam. E vale aqui lembrar do jogo de ida no Maracanã e das três grandes defesas de Diego Alves. Por mais que a qualidade individual seja o grande diferencial desse Flamengo, uma equipe mais organizada e qualificada poderia ter criado problemas mais sérios.

Flamengo vs Barcelona de Guayaquil - Football tactics and formations

Renato Gaúcho manteve o seu 4-2-3-1 costumeiro no Flamengo, mas viu o Barcelona de Guayaquil de Fábian Bustos levar vantagem em grande parte dos duelos no meio-campo.

Mas isso não quer dizer que Renato Gaúcho seja um “indigente tático” como alguns insistem em dizer. Existe sim um plano de jogo elaborado e baseado na qualidade individual dos jogadores rubro-negros. E sempre que o talento aparecia, as coisas se descomplicavam na partida. Como no lance que originou segundo gol do Flamengo, desde a saída da pressão do Barcelona de Guayaquil no campo de defesa com passes precisos, Everton Ribeiro recebendo em profundidade e deixando Bruno Henrique apenas com o trabalho de tocar para o gol vazio. Ou como nos momentos em que Gabigol aparece pela direita e abre o corredor central para as chegadas de Arrascaeta, Everton Ribeiro e Andreas Pereira. Ou como na chegada de Bruno Henrique por trás da última linha defensiva. A questão aqui é que, apesar dos problemas levantados anteriormente e da necessidade de se melhorar o desempenho coletivo como um todo, o Flamengo ainda é uma equipe que impõe muito respeito nos seus adversários.

Renato Gaúcho baseia seu trabalho no talento individual dos seus jogadores, mas há elementos e ideias colocadas em prática nos jogos do Flamengo. Imagens: Reprodução / YouTube / Conmebol Libertadores

Não existe problema nenhum em basear seu jogo no talento e permitir que seus atletas resolvam os problemas de cada situação que se apresente numa determinada partida sozinhos. A questão, no entanto, está nas lições que as duas partidas contra o Barcelona de Guayaquil deixaram para a equipe comandada por Renato Gaúcho. A marcação por encaixes é uma escolha válida desde que os jogadores tenham essa característica. E esse não parece ser o caso dos atletas rubro-negros, mais acostumados a marcar por zona e valorizar a posse da bola. Elementos que não fazem parte da filosofia de Renato Gaúcho. O que se via eram os enormes buracos no meio-campo e uma distância grande entre os atletas no setor. Não foi por acaso que o Barcelona de Guayaquil venceu vários duelos e levou perigo nos dois jogos das semifinais da Libertadores. Se o escrete comandado por Fabián Bustos fosse uma equipe mais qualificado tecnicamente, as coisas poderiam ter ficado muito mais complicadas para o Flamengo.

O torcedor rubro-negro está coberto de razão em comemorar a classificação para a decisão. Mas quem analisa precisa observar e apontar os problemas e tudo aquilo que pode ser aproveitado por adversários mais fortes. E quando se sabe que o nível de exigência vai subir drasticamente para o Flamengo na Libertadores, na Copa do Brasil e no Brasileirão, melhorar o desempenho coletivo, encontrar soluções que não dependam do talento individual e fazer ajustes se torna cada vez mais fundamental.

PUBLICIDADE

CONFIRA OUTRAS ANÁLISES DA COLUNA PAPO TÁTICO:

Jogo coletivo do Benfica escancara limitações e pobreza de ideias de um Barcelona cada vez mais frágil e sem rumo

Abel Ferreira coloca o Palmeiras em mais uma final de Libertadores e prova que os “vizinhos chatos” somos nós

Encaixe das estrelas no Paris Saint-Germain não é uma tarefa tão simples assim; confira a análise

PUBLICIDADE

Título do Brasileirão Feminino é mais uma belíssima página escrita pelo Corinthians na história da modalidade