Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Para quem é de humanas: confira 5 cursos que não envolvem matemática

Confira nossas indicações de cinco cursos para prestar no vestibular que não envolvem matemática

Lucas Ayres
Colaborador do Torcedores

Crédito: fauxels/Pexels

Uma das melhores coisas de se formar do colégio e escolher um curso para prestar no vestibular é poder fazer essa opção baseado, em algum nível, com seus gostos e desejos. Ainda que não seja exatamente fácil, é um momento libertador, depois de anos enfrentando as diferentes matérias obrigatórias da escola.

Para muita gente, especialmente para aqueles que mostram maior afinidade com as áreas de conhecimento chamadas de “humanas”, é a oportunidade de se livrar de um dos grandes “carrascos” da vida escolar: a matemática.

É pensando nesses ex-alunos e futuros universitários que montamos uma lista, enxuta mas especial de cinco cursos que não envolvem matemática, e ao mesmo tempo fogem do óbvio das humanidades. Confira:

5 cursos que não envolvem matemática

Psicologia

Ok, falamos que fugiríamos do óbvio nos cursos, mas é que a psicologia nunca é óbvia. Além de ter um pesado plano pedagógico de leitura e de aprendizado teórico, a área é bastante flexível e proporciona diferentes caminhos profissionais — e nenhum passa remotamente perto de fazer contas, é claro.

Enfermagem

O perfil de um estudante de medicina, geralmente, é formado bem antes do fim do colegial. Mas, para aqueles que se imaginam no ambiente de um hospital, a enfermagem é um caminho possível, e tem uma formação que envolvem conhecimentos biológicos e até administrativos — mas nenhum deles matemático, é bom dizer.

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

Tecnólogo em Design de Interiores

Para quem é criativo e inquieto e, ao mesmo tempo, mais tranquilo, o curso de tecnólogo em Design de Interiores tem crescido entre os vestibulandos. Além de mais prático, seja em seus saberes, seja na proximidade do mercado de trabalho, o curso amplia os conhecimentos do aluno sobre entendimento espacial e organizacional, mas sem apelar para a velha geometria.

Licenciatura em Filosofia

Entre os cursos de humanidades, o de filosofia não é necessariamente o mais popular. Mas pode ser uma ótima porta de entrada para quem tem aspirações de uma carreira acadêmica, com disciplinas e conhecimentos que auxiliam a encarar o saber de uma maneira mais objetiva e científica, mas não necessariamente exata — nem matemática.

Tecnólogo em Gastronomia

Por fim, outro curso que pode ser uma boa pedida para quem quer evitar matemática é o de tecnólogo em gastronomia. Ainda que a formação seja voltada para a administração de restaurantes, que envolvem, invariavelmente, contas, as disciplinas são bastante práticas e, literalmente, mão na massa.

LEIA TAMBÉM

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Entenda como usar os games na hora dos estudos

Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?

Aplicativos para estudos: quais os melhores e como usar