Home Redação Torcedores Para quem é de humanas: confira 5 cursos que não envolvem matemática

Para quem é de humanas: confira 5 cursos que não envolvem matemática

Confira nossas indicações de cinco cursos para prestar no vestibular que não envolvem matemática

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Uma das melhores coisas de se formar do colégio e escolher um curso para prestar no vestibular é poder fazer essa opção baseado, em algum nível, com seus gostos e desejos. Ainda que não seja exatamente fácil, é um momento libertador, depois de anos enfrentando as diferentes matérias obrigatórias da escola.

PUBLICIDADE

Para muita gente, especialmente para aqueles que mostram maior afinidade com as áreas de conhecimento chamadas de “humanas”, é a oportunidade de se livrar de um dos grandes “carrascos” da vida escolar: a matemática.

É pensando nesses ex-alunos e futuros universitários que montamos uma lista, enxuta mas especial de cinco cursos que não envolvem matemática, e ao mesmo tempo fogem do óbvio das humanidades. Confira:

PUBLICIDADE

5 cursos que não envolvem matemática

Psicologia

Ok, falamos que fugiríamos do óbvio nos cursos, mas é que a psicologia nunca é óbvia. Além de ter um pesado plano pedagógico de leitura e de aprendizado teórico, a área é bastante flexível e proporciona diferentes caminhos profissionais — e nenhum passa remotamente perto de fazer contas, é claro.

Enfermagem

O perfil de um estudante de medicina, geralmente, é formado bem antes do fim do colegial. Mas, para aqueles que se imaginam no ambiente de um hospital, a enfermagem é um caminho possível, e tem uma formação que envolvem conhecimentos biológicos e até administrativos — mas nenhum deles matemático, é bom dizer.

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

Tecnólogo em Design de Interiores

Para quem é criativo e inquieto e, ao mesmo tempo, mais tranquilo, o curso de tecnólogo em Design de Interiores tem crescido entre os vestibulandos. Além de mais prático, seja em seus saberes, seja na proximidade do mercado de trabalho, o curso amplia os conhecimentos do aluno sobre entendimento espacial e organizacional, mas sem apelar para a velha geometria.

PUBLICIDADE

Licenciatura em Filosofia

Entre os cursos de humanidades, o de filosofia não é necessariamente o mais popular. Mas pode ser uma ótima porta de entrada para quem tem aspirações de uma carreira acadêmica, com disciplinas e conhecimentos que auxiliam a encarar o saber de uma maneira mais objetiva e científica, mas não necessariamente exata — nem matemática.

Tecnólogo em Gastronomia

Por fim, outro curso que pode ser uma boa pedida para quem quer evitar matemática é o de tecnólogo em gastronomia. Ainda que a formação seja voltada para a administração de restaurantes, que envolvem, invariavelmente, contas, as disciplinas são bastante práticas e, literalmente, mão na massa.

LEIA TAMBÉM

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Entenda como usar os games na hora dos estudos

PUBLICIDADE

Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?

Aplicativos para estudos: quais os melhores e como usar