Home Esportes Olímpicos PARA SEMPRE, DANIEL DIAS! Craque se aposenta com 4º lugar em Tóquio

PARA SEMPRE, DANIEL DIAS! Craque se aposenta com 4º lugar em Tóquio

Nadador de 33 anos encerrou sua carreira brilhante nas piscinas na final dos 50m estilo livre, nesta quarta-feira (1º), nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

Daniel Dias disputou sua última prova como atleta paralímpico e terminou na quarta posição dos 50m livre, nesta quarta-feira (1º). Aos 33 anos, o maior competidor da história do Time Brasil foi superado pela trinca chinesa na decisão pela medalha.

PUBLICIDADE

Paralimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

Os chineses foram os protagonistas da disputa em Tóquio e formaram o pódio com Tao Zheng (30.31), Weiyi Yuan (31.11) e Lichao Wang (31.35). Daniel bateu logo na sequência, com tempo de 32.12.

PUBLICIDADE

O brasileiro havia se classificado com o terceiro melhor tempo na etapa de classificação, que aconteceu no começo da noite de ontem. Com 32.65, só ficou atrás de Weiyi Yuan (31.30) e Tao Zheng (31.81), ambos representantes da delegação da China.

O maior de todos

Daniel Dias estreou nos Jogos de 2008, em Pequim, em alto nível e já apontava, naquela época, que se preparava para ser um dos maiores da natação. Somente na China, foi campeão em quatro provas, vice em outras quatro e bronze uma vez apenas.

Mais experiente, voltou a competir na Inglaterra, que é o berço do esporte paralímpico, e não voltou para casa com medalhas de outra cor a não ser a dourada. Ao todo, foram incríveis seis ouros e uma série de recordes mundiais quebrados naquela edição. Seus resultados já o colocavam ao lado de Clodoaldo Silva no panteão dos craques da piscina.

E se competir em Paralimpíadas já é especial, competir em casa, então, é ainda mais. Na Rio-2016, “Danielzinho” não cansou de subir no pódio e ficou quatro vezes na primeira colocação. Ele ainda levou três pratas e dois bronzes.

PUBLICIDADE

Em Tóquio, Daniel Dias foi ao pódio três vezes, sempre no terceiro lugar. No individual, ele levou o bronze nos 200m estilo livre S5 e nos 100m S5, também estilo livre. Por equipes, faturou a medalha no revezamento 4x50m livre até 20 pontos.

Seu saldo em Paralimpíadas fechou com a conta extremamente positiva de 14 ouros, sete pratas e seis bronzes. A nova geração puxada por Wendell Belarmino, Gabriel Bandeira, Mariana Ribeiro e Lucilene Sousa terá a responsabilidade de continuar o legado do maior de todos nas piscinas.

Leia mais:

É BRONZE! Talisson Glock conquista mais uma medalha na natação das Paralimpíadas

PUBLICIDADE

Paralimpíadas: Samira Brito vai direto para final dos 100m T36

Jady Malavazzi encerra participação nas Paralimpíadas com o 13º lugar no ciclismo de estrada

Seleção feminina do Brasil vence a Itália no vôlei sentado e vai à semi na liderança do grupo