Home Redação Torcedores Procrastinação: o que é, como impacta nos estudos e como evitar

Procrastinação: o que é, como impacta nos estudos e como evitar

Entenda mais sobre a procrastinação e conheça cinco maneiras para evitá-la

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].
PUBLICIDADE

Uma mexida no celular, uma desnecessária à cozinha, o embarque em algum afazer inesperado, não importa: todos nós procrastinamos e, muito provavelmente, iremos procrastinar nos estudos, no trabalho ou no dia a dia.

A procrastinação, afinal, é uma reação natural do nosso corpo, e ela acontece, muitas vezes, sem percebemos. Ainda assim, ela pode ser prejudicial, ainda mais para estudantes e vestibulandos, já que sua consequência é mais “silenciosa” e pode aparecer só no final.

Assim, é melhor aprender melhor sobre esse fenômeno, até para saber driblá-lo nos momentos mais importantes e não prejudicar seus estudos. Para ambos esses pontos, temos mais respostas, abaixo. Confira:

PUBLICIDADE

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

O que é a procrastinação?

A procrastinação é o simples ato de adiar uma tarefa que precisa ser realizada. E vai de uma simples conferida nas redes sociais à passar uma vassoura na casa, mas no momento em que você deveria estar lendo um texto ou redigindo um relatório.

O ato parece ser fruto de uma índole preguiçosa, mas não é nada mais do que natural. Há milhares de anos, desde o surgimento da nossa espécie, nosso cérebro busca recompensas imediatas, e portanto prioriza qualquer atividade que o forneça isso, de comer um chocolate à assistir a um filme.

Em ambos esses casos, e muitos outros, essas tarefas parecem muito mais vantajosas do que aquela chata que deveria ser feita naquela hora. O que acontece é que nossa cabeça não consegue entender, nos níveis mais simples, que aquilo que precisa ser feito terá uma recompensa ainda maior, só que mais para frente.

PUBLICIDADE

Assim, a procrastinação é mais problemática para estudantes de vestibular. Se trabalhadores uma hora outra tem que lidar com suas demandas, assim como alunos de colégios e escolas precisam entregar suas tarefas de casa, o vestibulando só consegue enxergar sua falta de estudos, ora, na hora de fazer a prova mais importante do ano.

Antes, porém, que você fique desesperado, estressado ou pense em ler outro texto que lhe traga uma recompensa mais imediata, confira as dicas que separamos a seguir.

4 métodos para evitar a procrastinação

Para evitar a procrastinação, é preciso “driblar” o entendimento do nosso cérebro quanto às recompensas. Por isso:

  • – Trace metas acessíveis
  • – Tenha em mente o seu objetivo
  • – Elimine distrações
  • – Tente usar o Método SMART

LEIA TAMBÉM

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

PUBLICIDADE

Entenda como usar os games na hora dos estudos

Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?

Aplicativos para estudos: quais os melhores e como usar