Home Futebol Copa Paulista será laboratório da FIFA para nova versão do VAR

Copa Paulista será laboratório da FIFA para nova versão do VAR

Copa Paulista será palco de um experimento da FIFA e da CBF para utilização do VAR mais compacto para competições que não pertencem à elite do futebol

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
PUBLICIDADE

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta quarta-feira (20) que as quartas de final da Copa Paulista servirão como laboratório da FIFA para uma variação do VAR.

De acordo com a Federação Paulista, a Copa Paulista terá o uso do “VAR Light”, a tecnologia do assistente de vídeo com a utilização de menos câmeras para tentar economizar os custos do equipamento e disponibilizá-lo para demais torneios.

Cabe lembrar que apenas o Campeonato Paulista e as finais da Série A2 possuem utilização da tecnologia de vídeo. Caso a ideia seja bem-sucedida, é provável que toda a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022 tenha utilização do árbitro de vídeo.

PUBLICIDADE

A ideia do chamado “VAR Light” é utilizar apenas quatro câmeras por partida, tornando o modelo mais acessível para competições menores. A tecnologia padrão envolve a utilização de oito câmeras com ângulos distintos para a verificação dos lances duvidosos.

Esta tecnologia compacta será apresentada aos clubes e equipes de arbitragem nesta quinta-feira (21), durante reunião na sede da Federação Paulista de Futebol.

Com VAR, finais da Copa do Paulista começam neste final de semana

O modelo começará a ser utilizado a partir deste sábado (23) nos jogos Votuporanguense x Portuguesa e São Caetano x XV de Piracicaba.

No domingo (24), os jogos EC São Bernardo x São Bernardo e Noroeste x Botafogo-SP completam os jogos de ida das quartas de final da Copa Paulista.

PUBLICIDADE

Além do VAR, as quartas de final da competição contarão também com a presença de público com até 50% da capacidade dos estádios.

 

LEIA TAMBÉM:

Em dia de Champions League, Super Liga Europeia volta com tudo; saiba mais

Mercado da bola: Meia fala sobre a possibilidade de deixar o São Paulo

Denilson lamenta passagem pelo Flamengo: “Não dei um chute”

Globo irá transmitir dois jogos ao vivo hoje (20); veja quais

Resumo do dia: Veja as principais notícias do futebol hoje (19)