Cuiabá para em Tiago Volpi e empata com São Paulo no Brasileirão
Cuiabá foi dominante durante o jogo inteiro e impôs intensidade para cima do São Paulo, mas Tiago Volpi conseguiu evitar mais uma derrota do tricolor
Ascom Dourado
Cuiabá0-0
São Paulo Brasileirão 2021 - 25ª Rodada
Em jogo que fechou a 25ª rodada do Brasileirão, Cuiabá e São Paulo empataram na Arena Pantanal por 0 a 0 nesta segunda-feira (11).
O Cuiabá foi melhor durante o jogo inteiro nos contra-ataques e na imposição diante de um São Paulo que conseguiu tranquilidade apenas nos momentos em que a equipe de Jorginho optava por marcação mais baixa.
Contestado pela torcida em diversos momentos, Tiago Volpi foi responsável por diversas defesas difíceis no segundo tempo e evitou que o Cuiabá construísse placar favorável e conseguisse a vitória.
Com o empate, o Cuiabá foi à 31 pontos e está na 12ª colocação. O São Paulo chegou aos 30 pontos, em 13º lugar. Na próxima rodada, o Cuiabá terá pela frente o Sport (14/10, 19h) e o São Paulo enfrentará o Ceará (14/10, 19h).
Primeiro tempo
O Cuiabá teve um início de jogo mais intenso e começou controlando mais a posse pressionando as saídas adversárias, levando problemas para o São Paulo.
Clayson foi responsável por duas grandes jogadas individuais. Na primeira, driblou Igor Gomes, mas foi desarmado em seguida. Na segunda tentativa dentro da área, não conseguiu driblar Miranda.
Em contra-ataque de alta velocidade, o Cuiabá quase abriu o placar depois que Jenison percorreu o campo com liberdade e encontrou Max dentro da área. O atacante quase encobriu Tiago Volpi, mas a bola saiu.
Os laterais do São Paulo estavam instáveis e por isso o tricolor paulista optou por diminuir a intensidade do jogo quando passou a controlar mais a posse no primeiro tempo diante de um Cuiabá mais reativo.
Aos 18′, um grande susto. O Cuiabá novamente subiu as linhas de marcação e o goleiro se complicou na saída de bola. Jenison desviou e a bola passou em frente ao gol do tricolor.
A primeira grande jogada do São Paulo ocorreu apenas aos 23′. Rodrigo Nestor acionou Gabriel Sara na entrada da área o chute saiu firme, parando na defesa do goleiro Walter.
O Cuiabá voltou a ser perigoso na transição ofensiva aos 25′. O atacante Jenison estava se destacando muito e arriscou de fora da área, parando em grande defesa de Tiago Volpi que espalmou. Outro jogador que se destacou positivamente foi Max, com ações objetivas.
A reta final do primeiro tempo ficou marcado pelo equilíbrio com um São Paulo ocupando mais espaços no campo de ataque, mas não houve nenhuma grande chance de gol construída até o intervalo.
Apesar disso, o tricolor paulista saiu para o intervalo com uma péssima notícia. Rigoni sentiu o músculo posterior na coxa esquerda e teve que ser substituído pelo atacante Marquinhos.
Segundo tempo
O Cuiabá voltou pressionando no segundo tempo com roteiro semelhante ao início de jogo, mas a equipe de Jorginho levou mais perigo e foi dominante nos primeiros dez minutos.
Logo aos 2′, Felipe Marques aproveitou sobra em cobrança de falta e arriscou de fora, mas Tiago Volpi salvou o tricolor paulista com uma ótima defesa. Na sequência, Pepê recebeu de Jenison e experimentou de fora, exigindo outra defesa do goleiro são-paulino.
A equipe de Hernán Crespo voltou a apresentar problemas nas saídas de bola e Léo errou o passe ao ser pressionado diante da marcação em bloco alto do Cuiabá.
Em nova tomada de bola aos 8′, Felipe Marques arrancou no contra-ataque pela esquerda e buscou a inversão para Auremir, mas Tiago Volpi se antecipou e desviou para evitar maiores sustos.
No lance seguinte, mais uma falha do São Paulo. Luan errou o domínio da bola e Felipe Marques recebeu na medida, mas o cruzamento na área foi precipitado e o Cuiabá jogou fora uma grande chance.
Aos 11′, João Lucas cruzou na primeira trave e Jenison desviou de cabeça em mais um lance de perigo. O Cuiabá voltou a roubar a bola no campo de ataque e Camilo experimentou de longe, parando em defesa tranquila de Volpi.
O Cuiabá foi amplamente dominante nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, mas o São Paulo respondeu bem com Léo cruzando na área e Luciano acertando uma bicicleta, parando em grande defesa de Walter.
Percebendo que estava sendo dominado, Crespo fez três mudanças. Rojas, Liziero e Gabriel foram acionados nos lugares de Gabriel Sara, Luan e Calleri. Do outro lado, Jorginho acionou Rafael Gava e Camilo para as saídas de Pepê e Camilo.
Depois de ser muito pressionado, o São Paulo conseguiu tranquilidade para trocar passes após Joringho deixar o Cuiabá mais reativo em nova fase do jogo. Mas foram poucas as chances criadas pelo tricolor paulista.
Aos 25′, Wellington cruzou para Rojas em grande jogada, mas o atacante errou o cabeceio dentro da área com espaço e jogou fora uma grande chance. O São Paulo tentou impor maior intensidade e acelerou o jogo, mas deixou espaços e o Cuiabá novamente adiantou as linhas para contra-atacar com várias chances.
Jenison achou Felipe Mendes com espaço na área e o atacante cortou Igor Gomes para finalizar, mas Tiago Volpi salvou o São Paulo em defesa espetacular aos 30”. Na sequência, Max cruzou para Paulão no escanteio e Volpi voltou a salvar o tricolor-paulista.
No final do jogo, o São Paulo conseguiu ter maior controle da bola pois o Cuiabá mais uma vez optou por estratégia reativa. Mas a criação do tricolor paulista era deficitária e chances reais de gol não surgiram.
Nos acréscimos, Marquinhos foi derrubado por Empereur falta muito perto da grande área pelo lado esquerdo na maior chance do São Paulo no segundo tempo. Aos 50′, Igor Gomes tentou buscar o ângulo e isolou.
Antes do apito final, o Cuiabá arrancou pela esquerda e Felipe Marques passou por Igor Gomes chegando à linha de fundo, mas a bola foi desviada dentro da área.
FICHA TÉCNICA
CUIABÁ 0-0 SÃO PAULO
Data: 11/10/2021, 20:00
Estádio: Arena Pantanal
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Substituições – Cuiabá: Felipe Marques (Clayson); Rafael Gava (Pepê); Jnathan Cafú (Camilo); Élton (Jenison)
Substituições – São Paulo: Marcus Vinicius (Rigoni); Gabriel Falcão (Calleri); Rojas (Gabriel Sara); Liziero (Luan); Benítez (Nestor)
Cuiabá (4-4-2): Walter; João Lucas, Paulão, Alan Empereur, Uendel; Camilo, Auremir, Pepê, Clayson; Max, Jenison. Técnico: Jorginho
São Paulo (4-2-3-1): Tiago Volpi; Igor Gomes, Miranda, Léo, Welington; Rodrigo Nestor, Luan; Rigoni, Luciano, Gabriel Sara; Calleri. Técnico: Hernán Crespo
LEIA TAMBÉM
Pai de Neymar dispara contra Galvão Bueno: “Nem precisamos dizer quem é o idiota”
Vampeta aponta problema de Neymar e cita Ronaldo Fenômeno como exemplo
Medalhões! 15 veteranos que seguem em atividade no futebol brasileiro
20 jogadores que devem jogar a Copa do Mundo pela última vez em 2022

