Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Educação física: o que o curso oferece aos seus alunos?

Entenda como é o curso de educação física e o que ele oferece aos seus alunos quanto ao seu futuro no mercado de trabalho

Lucas Ayres
Colaborador do Torcedores

Crédito: lawrence wilcox/Unsplash

No “jogo de aptidões” que geralmente circunda a escolha de um curso de faculdade por um vestibulando, a educação física é a opção para aqueles com gosto e vocação para esportes, exercícios e outras atividades. De certa maneira, a opção se justifica, mas a graduação da área vai muito mais além.

Abaixo, mostramos como o curso de educação física se desenrola em seus anos de ensino e, principalmente, o que oferece aos seus alunos em relação ao preparo para a profissão, às opções de carreira e ao mercado de trabalho como um todo.

Como o curso de educação física prepara o seu aluno?

O nome por si só do curso de educação física já dá a dica de sua amplidão. A simples junção das palavras que o nomeiam dão uma dinâmica única ao seu ensino.

Na parte da educação, por exemplo, há a toda a fundamentação teórica, sociológica e psicológica para transmitir conhecimento tanto na forma de ensino, no caso dos professores, quanto na forma de instrução, que é o método básico com o qual trabalham treinadores, personal trainers e outros profissionais similares.

Já a parte física vai ainda mais além. Há, por exemplo, a famosa fundamentação dos mais diversos esportes, com uma combinação de estudos teóricos e práticos que preparam o aluno para as diferentes funções dentro do universo esportivo.

Depois, há uma porção intensa que geralmente os novos alunos que é do estudo do corpo humano em si, de sua motricidade, de sua anatomia, de suas bioquímicas e biofísicas. Por fim, existe o estudo de áreas mais pragmáticas, de gestão, de política e outros setores que envolvem a educação física.

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

O que o curso de educação física oferece aos alunos

Como deu para notar, o curso de educação física transmite um bocado de informação e conhecimento. É justamente isso seu ponto forte, ao pensarmos em profissões e mercado de trabalho: ele permite enorme versatilidade aos futuros educadores físicos, inclusive de maneira alinhada ao mercado.

Este, por sinal, vem crescendo nos últimos anos com o aumento da ciência, por parte das pessoas, dos cuidados necessários com o corpo e a saúde. Mais métodos têm sido utilizados buscando esse cuidado, e educadores físicos são necessários para sua aplicação, é claro.

LEIA TAMBÉM

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

As 10 dicas que o jornalista que quer trabalhar com redação precisa saber

Jornalista de TV: confira 10 dicas para trabalhar com jornalismo na televisão

Aplicativos para estudos: quais os melhores e como usar