Home Redação Torcedores Redação de vestibular: como é e o que não fazer na hora de escrever

Redação de vestibular: como é e o que não fazer na hora de escrever

Entenda como é a redação de vestibular e o nosso guia do que não fazer na hora da prova

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Entrando na época dos vestibulares, alguns dos conteúdos que você mais deve ter lido, acessado e se debruçado é sobre o que fazer na hora da redação. Pois bem, pensando em deixar seu preparo para as provas ainda mais completo, pensamos em, ora, fazer o caminho contrário, e listar o que não fazer na hora de escrever.

PUBLICIDADE

A redação de vestibular, com se sabe, é um gênero quase próprio dentro das categorias da escrita, e tem algumas “regrinhas” que podemos muito bem esquecer, o que pode não só deixar o produto final pouco satisfatório como, principalmente, não render a nota que você precisa.

Por isso, venha com a gente nesse mini guia do que não fazer na hora de escrever. Confira!

PUBLICIDADE

A redação de vestibular

As redações de vestibular são, em sua enorme maioria, textos do gênero dissertativo. Assim, requerem, além de um uso equilibrado da linguagem, uma ótima base argumentativa, seja nas informações usadas, seja na tese proposta para o texto em si.

Esse formato de escrita cria algumas armadilhas que, combinadas com o clima, a tensão e toda a dificuldade do vestibular, levam a alguns erros. Alguns deles, para além dos óbvios problemas de gramática e ortografia, podem ser evitados dando uma conferida na lista a seguir.

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

O que não fazer na redação?

Se tivéssemos que resumir as práticas que devem ser evitadas na produção da redação do vestibular, diríamos que elas envolvem escrever de maneira apressada, pouco cuidadosa e “genérica”. Sorte a nossa que não precisamos resumir, já que os principais pontos do que não fazer estão listados abaixo. Confira:

PUBLICIDADE
  • Encarar a redação como algo a “se livrar”
  • Abusar do gerúndio
  • Escrever de maneira apressada
  • Ignorar o noticiário
  • Não usar o rascunho
  • Utilizar a linguagem informal

LEIA TAMBÉM

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

As 10 dicas que o jornalista que quer trabalhar com redação precisa saber

Jornalista de TV: confira 10 dicas para trabalhar com jornalismo na televisão

Aplicativos para estudos: quais os melhores e como usar

PUBLICIDADE