Home Basquete Cinco times que podem surpreender na temporada da NBA

Cinco times que podem surpreender na temporada da NBA

A temporada da 2022 da NBA já começou e muitas equipes estão em prateleiras que não correspondem ao que podem produzir

Davi Alves
Colaborador do Torcedores

Sabemos que alguns times já entram para a temporada com a expectativa lá em cima. Contudo, tem time que corre por fora pra ser uma das principais histórias da NBA. No ano passado tivemos o Phoenix Suns, Atlanta Hawks e o campeão Milwaukee Buck participando dessas narrativas. Separei aqui algumas equipes que podem produzir mais do que se esperava em 2022, dando os argumentos pra isso.

PUBLICIDADE

Quais os critérios que usei para separá-los? Profundidade do elenco, piso de produção, talento coletivo e individual, além do histórico de evolução das últimas temporadas. Confira a lista.

5. New York Knicks

Quando falamos dos Knicks, automaticamente as pessoas já associam a uma franquia fracassada. Mas o que estamos vendo nos últimos dois anos é algo promissor. Na temporada 2020/21 o técnico da equipe, Tom Thibodeau, venceu o prêmio de melhor técnico do ano. Julius Randle, melhor jogador do elenco, venceu o de MIP, que é dado ao jogador que mais evoluiu em comparação a temporada anterior. Portanto, a base que o time construiu é algo organizado.

PUBLICIDADE

Já em 2021 e 2022, algumas contratações foram cirúrgicas para o sucesso de New York. Kemba Walker e Evan Fournier chegaram em transações inesperadas e se juntaram a Randle, Barrett e Derrick Rose. Talento, versatilidade, comissão técnica competente e uma marca poderosa. A projeção desse conjunto pode resultar na melhor temporada da franquia desde o auge de Carmelo Anthony em 2013.

4. Washington Wizards

Estamos com 10 jogos na temporada e o time de Washington venceu 7 deles. Com certeza uma das equipes que estão surgindo fora do radar, a franquia da capital norte-americana segue mostrando um jogo bem coletivo. Quando a gente olha para o elenco, vemos vários jogadores de nível médio, mas que juntos podem contruir algo especial. As chegadas de Herrell, KCP e Kyle Kuzma deram outro dinamismo para esse ataque. Tal ataque que conta com Bradley Beal, um dos melhores pontuadores da NBA, seja em qualquer vertente.

Ao olhar os jogadores entrosados com esse pouco tempo juntos, imaginar eles dando trabalho na pós-temporada não é tão absurdo. O treinador é um novato no cargo principal de um time da NBA, então pode testar inúmeros sistemas para fazer esse elenco funcionar.

3. Cleveland Cavaliers

O motivo do Cleveland Cavaliers estar nessa lista é simples: Evan Mobley. O jogador selecionado na terceira posição do draft de 2021 da NBA é um dos calouros mais polidos da classe. Tendo uma envergadura incrível e um talento único para pontuar, o futuro dos Cavs pode ser interessante na temporada. Ricky Rubio chegou para ser a mente pensante desse time e já colocou atuações de ótimo nível em 2021. Em outra questão o elenco ainda conta com Love, Garland e Jarrett Allen.

PUBLICIDADE

Allen está se tornando o ponto produtivo de Cleveland, que sim, ainda tem muita coisa pra evoluir, mas o poder físico que ele traz nos dois lados da quadra era algo que não tínhamos visto nos Cavaliers desde 2018. Cedi Osman, veterano do time, ainda é um dos principais jogadores da equipe e pode executar múltiplas funções em quadra.

2. Golden State Warriors

Como assim os Warriors? Pois é. Guardando as devidas proporções, os Warriors estão aqui por estarem sendo subestimados por muitos. Quando digo isso, quero dizer que muita gente não acredita que eles podem voltar ao topo. O que estamos vendo nessas primeiras semanas? Além de estatisticamente serem o melhor time da NBA, a volta de Klay Thompson e James Wiseman só vai inflar esses resultados que já estamos vendo.

Curry pode muito bem ativar o modo MVP ou ser alguém que contrói jogadas, enquanto Green pode não ser o defensor que um dia foi, mas ainda ser um defensor de elite. Ele também tem um dos QIs mais altos da NBA em questão de entendimento tático. Juntando isso, mais a volta de Klay Thompson, que é o melhor catch and shooter da liga, os Warriors podem terminar entre os 3 primeiros do Oeste.

1. Los Angeles Clippers

Mesmo sem Kawhi Leonard os Clippers podem fazer algo interessante. Na verdade essa é a principal razão dos Clippers estarem nessa lista (que não tem ordem específica). Paul George é pra alguns um concorrente ao MVP nesse começo, além de ser um dos líderes da NBA em roubos de bola por jogo. Esse elenco é treinado por Ty Lue, que na minha concepção é o segundo melhor treinador da luga, atrás apenas de Erick Spoelstra.

PUBLICIDADE

Confiram esses nomes: Reggie Jackson, Terance Mann, Ivica Zubac, Nicolas Batum, Serge Ibaka e Eric Bledsoe. Não são nomes de elite da NBA, mas são jogadores consistentes, que já mosraram na última temporada algo especial. Sob o comando de Lue, que fazendo ajustes é um dos técnicos mais precisos da liga, esse conjunto pode ser muito perigoso. Principalmente se Kawhi Leonard voltar.

 

VEJA MAIS

Após críticas de Marcus Smart, Jayson Tatum afirma “não ser perfeito”, mas rebate: “Tenho muito sucesso no basquete”

PUBLICIDADE

Em meio a polêmicas fora das quadras, Damian Lillard pede foco nas partidas do Portland Trail Blazers