Home Futebol Deco e Jorge Mendes, empresário de Cristiano Ronaldo, são alvos de investigação do Ministério Público de Portugal por crimes relacionados à lavagem de dinheiro

Deco e Jorge Mendes, empresário de Cristiano Ronaldo, são alvos de investigação do Ministério Público de Portugal por crimes relacionados à lavagem de dinheiro

Ex-meia do Barcelona e Flu está sendo investigado pela operação “Fora de Jogo”

nicholasorb
Comunicação Social - Jornalismo

Segundo informações da “CNN Portugal“, o meia brasileiro naturalizado português Deco (representante da agência D20 Sports) é um dos alvos de buscas encabeçadas pelo Ministério Público de Portugal na Operação “Fora de Jogo”, que investiga crimes de fraude fiscal e negociação de jogadores.

PUBLICIDADE

O escritório do empresário Jorge Mendes, Gestifute – que agencia Cristiano Ronaldo, James Rodríguez, Di Maria, entre outros -, também está na lista de investigados.

Nesta quarta-feira (24), membros da Polícia de Segurança Pública e da Autoridade Tributária visitaram a agência D20 Sports para encontrar possíveis irregularidades envolvendo lavagem de dinheiro e demais crimes ligados a fraude fiscal.

PUBLICIDADE

As causas são as suspeitas de negócios simulados, acordados entre clubes de futebol e terceiros, que tiveram em vista a ocultação de rendimentos do trabalho dependente, sujeitos a declaração e a retenção na fonte, em sede de IRS, envolvendo jogadores de futebol profissional. Os valores envolvidos rondam os 15 milhões de euros“, disse o Ministério Público.

Nos últimos meses, investigações foram coordenadas em direção a alguns clubes da Liga Portuguesa, como Benfica, Porto, Braga e Vitória de Guimarães.

Aposentado desde 2013, Deco é empresário no ramo do futebol. Atualmente agencia as carreiras de vários jogadores como Fabinho, do Liverpool, Edmond Tapsoba, do Bayer Leverkusen, e Raphinha, do Leeds.

Números de Deco como jogador*

Deco foi revelado nas categorias de base do Corinthians, mas, antes de sua estreia oficial no Brasil, se transferiu para Portugal e ganhou notoriedade no FC Porto, em meados de 1999. Considerado ídolo dos Dragões, Deco atuou em 202 partidas, marcou 45 gols e distribuiu 90 assistências. Conquistou a UEFA Champions League em 2003-04.

PUBLICIDADE

Se transferiu para o Barcelona após a conquista e deixou o clube blaugrana em 2008, com 20 gols e 45 assistências em 161 partidas.

Teve uma rápida passagem no Chelsea, disputou apenas 58 partidas, conferiu 6 gols e 5 assistências no time inglês. Voltou ao Brasil para jogar no Fluminense, mas, devido a lesões, disputou poucas partidas. Somou 4 gols e 18 assistências em 69 jogos, entre 2010 e 2013, quando se aposentou.

Além de ter tido uma passagem de destaque no Barcelona, Deco foi contratado para ser o representante oficial do clube na América do Sul e também em Portugal, posição que também exerce atualmente.

*Dados do Transfermarkt

LEIA TAMBÉM