A torcida do Palmeiras não tem nada do que reclamar em relação ao histórico do time contra o Santos. Em especial, o histórico recente, com vitórias nas finais da Copa do Brasil de 2015 e, claro, da Copa Libertadores 2021.
Mais recentemente ainda, o Verdão bateu o Peixe nas duas vezes em que se enfrentaram na atual temporada, pelo 1º turno do Brasileirão e pela fase “regular” do Paulistão. O time alviverde venceu o alvinegro por 3 a 2 nas duas oportunidades.
Há, porém, um componente que não é nada positivo no retrospecto dos embates entre Palmeiras e Santos. Melhor dizendo, um tabu: são 12 anos que o time da capital não vence o do litoral atuando na Vila Belmiro pelo Campeonato Brasileiro.
A última vez que isso aconteceu foi na fatídica campanha de 2009, em que o Verdão perdeu uma liderança de mais de 12 pontos de distância para o segundo colocado e terminou o ano sem sequer a vaga na Copa Libertadores. Antes disso acontecer, porém, o time alviverde foi até o “alçapão” da Vila e venceu os anfitriões por 3 a 1.
Desde então, foram oito partidas, sendo seis vitórias santistas e dois empates Um destes, inclusive, foi já contra o Palmeiras de Abel Ferreira, um eletrizante 2 a 2 há um pouco mais de um mês do seu reencontro pela final da Libertadores, vencida por 1 a 0 pelos palmeirenses.
No próximo domingo, o tabu será posto a prova. O Verdão, afinal, vive boa fase, com quatro vitórias consecutivas e na vice-liderança. O Peixe, por sua vez, briga contra o rebaixamento, mas também está num viés de subida, com duas vitórias seguidas.
LEIA TAMBÉM
Destaque do Brasileirão abre o jogo e revela por que não fechou com o Palmeiras
Um ano de Abel Ferreira no Palmeiras: números do técnico no comando do Alviverde
Série A: Santos ganha reforços contra o Palmeiras
Velloso avalia possível interesse por Cavani e projeta “jogadores de peso” no Palmeiras

