Home Futebol Libertadores: 20 fatos curiosos que talvez você não saiba sobre a competição

Libertadores: 20 fatos curiosos que talvez você não saiba sobre a competição

Sabe tudo sobre a principal competição de clubes do nosso continente? Confira algumas histórias e curiosidades

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Neste sábado (27), às 17h00 (horário de Brasília), Palmeiras e Flamengo medem forças na grande decisão da Copa Libertadores da América de 2021, em clássico brasileiro que será disputado no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. Os dois clubes buscam o terceiro título continental em final inédita de jogo único.

PUBLICIDADE

O Verdão disputará o título pela sexta oportunidade e o português Abel Ferreira pode se tornar o primeiro treinador europeu a ser campeão por duas vezes. Do outro lado, o Rubro-Negro tem a chance de levantar o troféu de forma invicta. Além disso, a equipe treinada por Renato Gaúcho não foi derrotada por nenhum adversário brasileiro nos últimos cinco jogos.

E você sabia que o Bahia foi o primeiro representante brasileiro na disputa da Libertadores? Pois é. Confira abaixo mais 20 questões curiosas e suas respostas sobre a maior competição de clubes de futebol da América, organizada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e realizada desde 1960.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJhVzFKWEkxSCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

1. De onde surgiu o nome “Libertadores da América”?

A competição sul-americana foi realizada pela primeira vez em 1960 e durante quatro anos seguidos foi chamada de Copa dos Campeões da América, já que era disputada somente pelos campeões nacionais de cada país.

A partir de 1965, passou a ser denominada como “Libertadores da América”, em homenagem aos grandes líderes das missões de independência dos países da América do Sul, como por exemplo Simon Bolívar, Bernardo O’Higgins, José Artigas, José Joaquín de Olmedo, Manuel Belgrano e Dom Pedro I, entre outros, os chamados “libertadores” que comandaram resistências contra o domínio europeu no continente.

2. Qual é o maior campeão e o país com o maior número de títulos?

Apesar de ter conquistado seu último título da Libertadores há 37 anos, o Independiente, da Argentina, ainda é o maior campeão com sete troféus em sua galeria (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984), seguido pelo também argentino Boca Juniors (seis vezes campeão) e pelo uruguaio Peñarol (cinco vezes).

PUBLICIDADE

A Argentina é o país que mais venceu, somando 25 títulos: Independiente (sete), Boca Juniors (seis), River Plate e Estudiantes (quatro cada), Racing, Argentinos Juniors, Velez Sarsfield e San Lorenzo (um título cada). O Brasil vem em segundo lugar, somando 20 competições (sem contar o campeão de 2021).

3. Como é o troféu da Libertadores? O clube campeão fica com ele ou com a réplica?

Criado no Peru em 1959, o troféu original é feito de prata, tem 99 centímetros de altura, pesa pouco mais de dez quilos e até 2020 ficava permanentemente dentro do museu da Conmebol, sendo que cada campeão recebia da entidade uma réplica 25% menor.

No entanto, a relíquia da primeira edição do torneio foi genuinamente restaurada e será entregue ao campeão da atual temporada: Palmeiras ou Flamengo.

4. O que significam as “plaquinhas” de metal no troféu da Libertadores?

Todos os campeões possuem uma “plaquinha” de metal fixada no corpo de cedro da taça, com o escudo oficial do clube e o ano de cada conquista. O Independiente, por exemplo, tem sete placas fixadas no troféu.

PUBLICIDADE

5. Qual foi o primeiro clube campeão da Libertadores?

Depois de vencer em casa o duelo de ida por 1 x 0, o Peñarol empatou o segundo e decisivo confronto em 1 x 1 com o Olimpia, do Paraguai, em 19 de junho de 1960, e se tornou o primeiro campeão da Copa Libertadores da América.

6. E o primeiro clube brasileiro campeão?

Com o ataque dos sonhos formado por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, o Santos derrotou na final o mesmo Peñarol por 3 x 0 e foi campeão da terceira edição da Libertadores, em 1962. O Peixe voltaria a levantar o troféu no ano seguinte, em 1963, e 48 anos depois, em 2011, com o time liderado por Neymar.

7. Qual é o brasileiro campeão da Libertadores como jogador e treinador pelo mesmo clube?

Grêmio, de Fernandinho, Arthur e Luan, superou o Lanús (ARG) na final de 2017 e conquistou o título, que fez Renato Gaúcho se tornar o primeiro brasileiro a conquistar a Copa Libertadores como jogador e treinador por um mesmo clube. O feito pode se repetir neste sábado (27), caso o Flamengo seja campeão, já que o técnico também jogou pelo time carioca.

8. Quais clubes brasileiros já foram campeões da Libertadores?

Em 60 edições já realizadas do torneio, Santos, São Paulo e Grêmio são os clubes do Brasil que mais venceram, com três títulos cada um. Em seguida, vêm Internacional, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras, com dois troféus cada. Completam a lista Atlético-MGCorinthians e Vasco (um título cada).

PUBLICIDADE

9. Por que a final da Libertadores passou a ser disputada em jogo único?

Na temporada de 2018, a Conmebol estabeleceu que a decisão não seria mais realizada em formato de mata-mata, com partidas de ida e volta, mas em jogo único disputado em campo neutro, como acontece tradicionalmente na Champions League, o principal torneio de clubes da Europa.

Segundo o então presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez, a Libertadores se igualou ao modelo europeu por “motivos que vão além das quatro linhas”. Leia abaixo a nota oficial divulgada pela Conmebol em fevereiro de 2018:

“A decisão surge após uma rigorosa análise de vários estudos técnicos elaborados por consultores especializados que estão sendo realizados com o objetivo de fortalecer os torneios de clubes da Conmebol. Entre as variáveis ​​analisadas se destacam a justiça esportiva, a qualidade da competição, a emoção do espetáculo, a organização e a segurança do evento, a percepção dos torcedores, os ingressos dos clubes finalistas, os ingressos do torneio, o estado da infraestrutura esportiva do continente, o posicionamento mundial do futebol sul-americano e a comercialização dos direitos audiovisuais e o mercado esportivo correspondentes à Conmebol Libertadores”.

10. Qual é o clube que mais vezes participou do torneio?

O Nacional, do Uruguai, lidera o ranking somando 48 participações, seguido de muito perto pelo também uruguaio Peñarol, que disputou 47 vezes a competição.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJIMEhRQnBtYSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

11. E o clube brasileiro com maior número de participações?

GrêmioPalmeiras e São Paulo, num total de 21 participações cada. Completam o Top-10: Cruzeiro e Flamengo (17 vezes), Santos (16), Corinthians (15), Internacional (14), Atlético-MG (11) e Vasco da Gama (9).

12. Quem é o maior artilheiro da Libertadores?

O atacante equatoriano Alberto Spencer, apelidado de “Cabeza Magica”, é o maior artilheiro com 54 gols marcados, entre 1960 e 1972. Foram 48 gols vestindo a camisa do Peñarol e outros seis tentos jogando pelo Barcelona de Guayaquil (EQU). Spencer faleceu em 2006, nos Estados Unidos, aos 69 anos de idade.

13. E o maior goleador brasileiro da competição?

O brasileiro com mais gols na Copa Libertadores é Luisão, que disputou 42 partidas pela competição e balançou as redes 29 vezes atuando por VascoCorinthiansGrêmio e São Paulo. O ex-centroavante é, aliás, o único jogador do Brasil na lista dos dez maiores goleadores (veja abaixo).

PUBLICIDADE

14. Quais são os dez maiores artilheiros da história da Libertadores?

1– Alberto Spencer – EQU (54 gols)
2– Fernando Morena – URU (37 gols)
3– Pedro Rocha – URU (36 gols)
4– Daniel Onega – ARG (31 gols)
5– Julio Morales – URU (30 gols)
6– Antony de Ávila – COL (29 gols)
7– Juan Carlos Sarnari – ARG (29 gols)
8– Luisão – BRA (29 gols)
9– Luis Artime – ARG- (28 gols)
10- Lucas Pratto – ARG – (27 gols)

15. Quais são as maiores goleadas?

Em 19 de abril de 2020, a Libertadores completou 60 anos de existência. E a primeira goleada veio logo no confronto inicial do torneio: Peñarol 7 x 1 Jorge Wilstermann (BOL). E dois anos adiante, o Santos de Pelé aplicaria 9 x 1 sobre o Cerro Porteño (PAR).

No entanto, considerando sempre a diferença no número de gols, o placar mais elástico aconteceu em 15 de março de 1970, quando o Peñarol “atropelou” o venezuelano Valencia por 11 x 2.

Dos times brasileiros, o Palmeiras superou o El Nacional (EQU) por 7 x 0 em 1995 e o Santos voltou a anotar uma goleada em 2012, diante do Bolívar (BOL) por 8 x 0. Mais recentemente, o Cruzeiro assinalou 7 x 0 contra a Universidad de Chile e o Corinthians bateu o Deportivo Lara (VEN) pela contagem de 7 x 2, ambos os jogos pela edição de 2018.

PUBLICIDADE

Na atual temporada, o finalista Palmeiras goleou o Independiente del Valle (EQU) e o Universitario (PER) por 5 x 0 e 6 x 0, respectivamente, ainda pela fase de grupos. Nas quartas de final, o também finalista Flamengo venceu o Olimpia (PAR) pelo placar agregado de 9 x 2, sendo 4 x 1 no jogo de ida, em Assunção, e depois 5 x 1 na partida de volta, em Brasília.

16. Qual time levou mais torcida em uma única edição de Libertadores?

Na Copa Libertadores de 1981, nos oito jogos como mandante, o campeão Flamengo levou nada menos que 516.382 torcedores ao estádio na campanha do título. Em segundo lugar aparece a Universidad de Chile, que levou 484.018 espectadores na edição de 1970, vencida pelo Estudiantes (ARG).

17. Qual é o recorde de público em um único jogo da Libertadores?

Cruzeiro x Sporting Cristal (PER), em 13 de agosto de 1997, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pelo segundo e decisivo jogo das finais, que teve público de 106.853 torcedores presentes, dos quais 95.472 pagantes, o maior da história da competição. Com gol de Elivelton, aos 30 minutos do segundo tempo, o time mineiro venceu por 1 x 0 e sagrou-se bicampeão da Libertadores.

18. E qual estádio mais vezes sediou uma decisão?

O estádio Centenário, em Montevidéu, palco da decisão deste ano entre Palmeiras e Flamengo, ao lado do estádio Nacional do Chile, localizado em Santiago, ambos em oito oportunidades.

PUBLICIDADE

No Brasil, o Morumbi recebeu cinco decisões: em 1992, 1994 e 2005 com os donos da casa, o São Paulo, e também em 2000 (Palmeiras x Boca Juniors) e 2003 (Santos x Boca Juniors).

19. Qual é o jogador brasileiro com mais títulos da Libertadores?

Seria o brasileiro com mais títulos da Copa Libertadores um craque conhecido mundialmente e badalado pela mídia? Nada disso.

Quem mais vezes levantou o cobiçado troféu do torneio sul-americano é Vítor, ex-lateral-direito que encerrou a carreira em 2008. Apesar de permanecer no banco de reservas na maior parte do tempo em que atuou profissionalmente, Vítor foi campeão quatro vezes jogando por São Paulo (1992 e 1993), Cruzeiro (1997) e Vasco (1998).

20. Quantas vezes dois clubes brasileiros decidiram a Libertadores?

Desde a primeira edição em 1960, esta será a quarta vez em que duas equipes do Brasil se encontram na decisão.

PUBLICIDADE

Antes de Palmeiras x Flamengo em 2021, Palmeiras e Santos se enfrentaram pelo título de 2020 (com o Verdão conquistando o troféu), São Paulo e Athletico fizeram a final em 2005 (Tricolor paulista campeão) e Internacional e São Paulo decidiram no ano seguinte (Colorado vencedor).

Sábado, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, é a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela tv ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT

LEIA TAMBÉM

Libertadores terá mudança importante nas próximas edições: “Visa-se maior justiça”

Finalistas da Libertadores, Palmeiras e Flamengo concorrem ao prêmio de melhor clube do mundo em 2021

Palmeiras x Flamengo: final da Libertadores envolve os dois times mais caros do Brasil; confira

25 jogadores que disputaram a Libertadores 2021 e podem ficar livres no mercado em 2022

Jornal argentino cita Anitta como “ex de Neymar” ao relatar sobre atração na final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras

Palmeiras x Flamengo: Ronaldo crava placar ousado na final da Libertadores

Organização elege Lewandowski como melhor do mundo em 2021; Neymar fica fora do top-10

Emerson Sheik diz se Renato Gaúcho tem capacidade de substituir Tite na seleção brasileira

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato