Home Mercado da Bola Quem é Maurício Souza? Conheça o técnico interino que assume o Flamengo após a saída de Renato Gaúcho

Quem é Maurício Souza? Conheça o técnico interino que assume o Flamengo após a saída de Renato Gaúcho

Maurício Souza é integrante da comissão técnica permanente do clube desde o começo deste ano

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.
PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, o Flamengo recebe o Ceará, às 20h, no Maracanã, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, precisando vencer para seguir sonhando com a conquista do nono título nacional.

Para o duelo, o Flamengo terá uma novidade no banco de reservas: após a demissão de Renato Gaúcho, nesta segunda-feira, Maurício Souza, integrante da comissão técnica permanente, será o responsável por comandar o time rubro-negro interinamente.

Apesar de ainda não ter experiência comandando equipes profissionais, Maurício Souza tem uma longa história nas divisões de base do Flamengo. Afinal, o time sub-20 conquistou sete competições com ele no comando.

PUBLICIDADE

Entre 2016 e 2020, o Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro sub-20 (2019), Copa São Paulo Futebol Júnior (2018), Supercopa do Brasil sub-20 (2019), Campeonato Carioca sub-20 (2018 e 2019) e a Taça Otávio Pinto Guimarães (2018 e 2019).

Além disso, o treinador comandou internamente o Flamengo nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca de 2020 e 2021. Ele foi escalado substituir Jorge Jesus e Rogério Ceni, respectivamente, que estavam preparando a equipe principal para a competição.

Nesse ínterim, Maurício Souza conquistou nove vitórias nos 15 jogos à frente do time rubro-negro. Foi responsável, por exemplo, por lançar os jovens Hugo Souza, Matheuzinho, Natan, Gabriel Noga, Ramon, João Gomes, entre outros na equipe principal.

Conhecido apenas como Mauricinho, o treinador iniciou a carreira no Botafogo, ingressando nas categorias de base em 2012, passando depois pelas equipes sub-15, sub-17 e sub-20. Cinco anos depois, foi contratado pelo Flamengo. No começo deste ano passou a integrar a comissão técnica permanente rubro-negra,

PUBLICIDADE

Você sabia?

Antes de iniciar a carreira de treinador em 2012, Maurício Souza tentou a sorte como jogador de futebol. Ele é cria das divisões de base do America-RJ. A princípio, o atacante se destacava pela velocidade, habilidade, drible curto e boa finalização. Mas abandonou precocemente a carreira devido a uma lesão no joelho direito.

Entre 1995 e 1997, ele atuou ao lado de jogadores consagrados em grandes clubes do futebol carioca. Nesse ínterim, teve como companheiros Ricardo Cruz, ex-goleiro de Botafogo e Fluminense, Adriano, ex-goleiro do Flamengo, Paulo Paiva, ex-zagueiro de Flamengo e Fluminense e, do Gilberto, ex-lateral de Flamengo e seleção brasileira.

LEIA MAIS: 

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Flamengo começa inicia reformulação para a próxima temporada e planeja a saída de sete jogadores 

Base política de Rodolfo Landim pede saída imediata de Renato Gaúcho do Flamengo 

Libertadores: Hoje gerente técnico do Flamengo, Juan Santos tem papel importante nos bastidores 

Libertadores: Conheça Alexandre Mendes, o “olho tático” de Renato Gaúcho no Flamengo 

Renato Gaúcho disputou sete Libertadores e ganhou uma; confira os números do técnico do Flamengo 

Neymar torce tornozelo em jogo do PSG, sai chorando e preocupa; veja o lance chocante 

Palmeiras atinge feito histórico que somente o Boca Juniors alcançou na Libertadores no século 

Torcedores do Flamengo elegem técnico ideal para substituir Renato