Home Futebol Série A: STJD toma nova decisão sobre possível perda de pontos de clube

Série A: STJD toma nova decisão sobre possível perda de pontos de clube

Um dos fatos que marcam o Brasileirão Série A em 2021, o “Caso Pedro Henrique” ganhou mais um capítulo

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Depois de muita polêmica, interpretações, opiniões e recursos, o “Caso Pedro Henrique” ganhou mais um capítulo. Nesta quinta-feira (4), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou o recurso Notícia de Infração que foi ingressado por nove clubes do Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE

Ou seja, eles pediram que o órgão judiciário reavaliasse a decisão tomada inicialmente: arquivar o caso. Responsável pela análise, o procurador-geral do STJD, Ronaldo Piacente, manteve o parecer.

Nesse sentido, o caso segue arquivado e o Sport não corre risco de perder 17 pontos no Brasileirão Série A, em virtude de ter escalado o atleta de forma irregular.

PUBLICIDADE

Na avaliação de Piacente, o Regulamento Específico das Competições (REC) se sobrepõe ao Regulamento Geral das Competições (RGC), ambos divulgados anualmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“No que tange ao aparente conflito de normas, da mesma forma, a situação, como se vê, restou superada com a própria conceituação de atuação, adotada pelo REC, que prevalece sobre a norma geral”, despachou Piacente.

“Com razão, portanto, o Procurador, sendo certo que, inobstante a adoção de regra geral, na hipótese de tratamento específico da matéria por regulamento de competição, este deve ser o adotado”, concluiu.

Ao todo, nove clubes foram intimados da decisão: América-MG, Chapecoense, Atlético-GO, Ceará, Cuiabá, Bahia, Juventude, Grêmio, Santos, Sport. A CBF também foi intimada.

PUBLICIDADE

Entenda a origem do caso

Contratado pelo Sport junto ao Internacional, o zagueiro Pedro Henrique tem sido um dos protagonistas do Brasileirão Série A, mas não por conta de boas atuações e sim por causa de uma confusão nos bastidores.

Em uma rodada do torneio, o defensor apareceu, no sistema da CBF, como irregular para ser escalado.

Tal sistema funciona como uma espécie de pré-súmula. No entanto, o sistema tem mero poder de controlar, mas não de vetar a escalação dos jogadores.

O motivo da aparente irregularidade é que Pedro Henrique já havia atingido o limite máximo de sete jogos do Brasileirão Série A por uma mesma equipe.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A dúvida fez a diretoria do Sport trocar mensagens com dirigentes responsáveis pelo futebol do clube nordestino.

Após o caso vir a tona, o executivo de futebol Felipe Albuquerque pediu demissão. O vice de futebol Nelo Campos também entregou o cargo.

Leia também:

PUBLICIDADE

Mercado da bola: técnico de time da Série A abre o jogo sobre futuro

Neto crava campeões da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

Série A: veja como são divididas as cotas dos direitos de transmissão

Brasileirão Série A: qual time teve o maior lucro com venda de jogadores em 2021?

PUBLICIDADE

Mercado da bola: qual time do Brasileirão Série A gastou mais em contratações, em 2021?