Home Automobilismo Fórmula 1: Tudo o que você precisa saber sobre o GP de São Paulo

Fórmula 1: Tudo o que você precisa saber sobre o GP de São Paulo

Fórmula 1 volta a Interlagos e vai receber uma emocionante briga pelo título 

Gabriel Rezende
Colaborador do Torcedores
PUBLICIDADE

O GP de São Paulo está chegando. Depois de ficar fora do calendário de 2020 da categoria, por conta da pandemia, o Autódromo de Interlagos volta a receber uma corrida. Assim, a capital paulista vai dar continuidade a melhor briga pelo título dos últimos anos. Além disso, São Paulo será palco do novo formato testado pela FIA, a corrida Sprint, que vai definir o grid de largada para domingo.

Com isso, Max Verstappen chega para a o GP com 19 pontos de vantagem em relação a Lewis Hamilton. Assim, a quatro corridas para o fim, o holandês têm 312.5, contra 293.5 do inglês, vice-líder do campeonato. Além disso, Interlagos pode definir duas brigas no mundial de construtores, em especial entre Mercedes e Red Bull, pela liderança. Ferrari e McLaren, também travam uma importante batalha, pela terceira posição.

Por conta disso tudo, trouxemos tudo o que você precisa saber antes do importante GP de São Paulo, em Interlagos, confira:

PUBLICIDADE

Formato da corrida

Como foi mencionado, a corrida terá o formato Sprint, nova fórmula testada pela FIA na temporada. Além de Interlagos, Silverston e Monza também receberam esse teste. Por isso, a ação do fim de semana começa já na sexta-feira (12), com o treino classificatório para a minicorrida de sábado (13). A corrida sprint será uma corrida de 100kms, valendo ponto para os três primeiros (3, 2 e 1 pontos) e vai definir o grid de largada para domingo (14). Assim, no domingão, todas as 71 voltas em Interlagos.

Datas e horários

Sexta-feira (12): Treino livre 1 – 12:30/ Treino Classificatório – 16h

Sábado (13): Treino livre 2 – 12h/ Corrida Sprint – 16:30h

Domingo (14): Corrida – 14h

PUBLICIDADE

Últimas corridas e maior vencedor

Como em 2020, por conta da pandemia do Covid-19, não teve corrida em Interlagos, o último vencedor do GP de São Paulo, foi Max Verstappen, em 2019. Além disso, o recorde de tempo da pista é Valteri Bottas, piloto da Mercedes, com 1 min 10s 540, em 2018.

Já o maior vencedor em Interlagos é Alain Prost, com seis vitórias. Por equipes, a McLaren é maior vencedora, com 12 GPs vencidos.

Características do Autódromo

GP do Brasil em Interlagos é sempre imprevisível. Além de ser uma pista difícil de guiar, o clima é sempre um fator no circuito. A pista possui 4.309 metros, que serão percorridos ao longo de 71 voltas. Além disso, o traçado conta com dois pontos de DRS, na reta principal e na reta oposta após a saída do “S do Senna”.

Como sempre diria Galvão Bueno, “a chuva vem da represa”. Para sábado e domingo não há previsão de chuva, mas, ela pode aparecer na sexta-feira, no horário do treino classificatório e durante o treino livre.

PUBLICIDADE

Além da chuva, o traçado de Interlagos é sempre desafiador, e um dos preferidos dos pilotos. Apesar da pista ser mais curta, o circuito possui algumas partes perigosas. Para as duas largadas, a primeira curva, onde fica o “S do Senna”, sempre é um ponto com batidas. Além disso, o segundo setor da pista é o mais sinuoso, separando curvas de altas e de baixa, antes do terceiro setor com a perigosa curva do café e a subida para a reta principal.

Onde assistir?

As transmissões dos treinos livres serão realizadas pelo canal fechado Bandsports. Já o treino classificatório, a corrida sprint e a corrida principal, terá transmissão da Bandsports e da TV Bandeirantes.

 

LEIA MAIS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE