Audi confirma intenção de fornecer motores a Fórmula 1
Audi seria a quarta fornecedora de motor da categoria
Divulgação/Facebook Oficial
Com saída da Honda, a Fórmula 1 fica com três marcas fornecedoras de motor, mas esse número pode aumentar em breve. A Audi já confirmou que quer entrar nesse hall. As informações são do site racefans.
Caso a marca alemã entre, ela se junta a Mercedes (Mercedes, Williams, Aston Martin e McLaren), Ferrari (Haas e Ferrari) e Renault (Alpine). Já, a Red Bull fabricará seus próprios motores, a partir da temporada de 2022.
Ainda, segundo o mesmo site, FIA e Fórmula 1 sabem das intenções da Audi. O presidente da montadora do grupo Volkswagen, Markus Duesmann enviou uma carta a Stefano Domenicali, CEO da F1, e a Jean Todt, agora ex-presidente da FIA, elogiando o novo programa de motores elaborado pelos dirigentes.
Pelo documento, os propulsores serão mais “limpos” na versão V6 de 1,6 litro e sem a unidade de potência do MGU-H. o que reduz os custos de fabricação. As medidas estão previstas para entrar em vigor, de maneira definitiva, a partir de 2026.
Para Duesmann, esses fatores ajudarão para que competição seja mais equilibrada incentivando a chegada de novas marcas.
Agora, cabe ao conselho diretivo da Audi dar a palavra final, sobre a entrada da empresa como nova fornecedora de motores da Fórmula 1.
Vale lembrar que, em 2021, anunciou sua saída da Fórmula E como equipe de fábrica.

