Chelsea sofre, mas vira sobre o Leeds e vence na Premier League
Chelsea conseguiu uma grande virada diante do Leeds e venceu no Stamford Bridge para manter pressão em cima de Liverpool e Manchester City
Premier League
Chelsea3-2
Leeds Premier League 2021/22 - 16ª Rodada
O Chelsea sofreu, mas conseguiu vencer o Leeds United de virada por 3 a 2 em jogo importantíssimo na 16ª rodada da Premier League, mantendo o contato com os líderes.
No início, o Chelsea conseguiu dominar completamente a posse de bola mas não teve espaço para infiltrar-se nas linhas do Leeds United posicionadas no campo defensivo, como orienta Marcelo Bielsa na atual temporada.
A bola chegava no último terço com frequência, mas os Blues não conseguiram concluir as jogada sem um desvio. Reece James e Loftus-Cheek foram os principais destaques no início do jogo.
Mas a primeira chance de real perigo foi do Leeds United quando o brasileiro Raphinha aproveitou cruzamento em profundidade e bateu firme, sendo travado por Reece James. O brasileiro teve outra oportunidade aos 20′, forçando Mendy defender em dois tempos.
Destaque do Leeds na etapa inicial, Raphinha foi às redes aos 28′ em cobrança de pênalti depois que o VAR foi chamado para a verificação de Marcos Alonso colocando a mão da bola dentro da área.
Depois de abrir o placar, o Leeds posicionou-se no 4-3-3 com Shackleton, Forshaw e Harrison buscando pressionar as saídas dos Blues. Mas a estratégia acabou sendo vencida aos 42′ pois o Chelsea buscou o empate com Marcos Alonso achando Mount livre na área, apenas concluindo com categoria.
Antes do intervalo, o atacante Jorginho apareceu bem e acionou Havertz dentro da área ficando 1v1 contra Meslier, mas o goleiro do Leeds defendeu com as pernas e evitou a virada antes do intervalo.
Aos 10′ do segundo tempo, Marcos Alonso cruzou na medida para Rudiger que acabou sendo travado por Raphinha. O VAR foi chamado e deu pênalti a favor do Chelsea. Jorginho foi para a cobrança e tirou de Meslier para virar o jogo.
Com isso, o Leeds novamente se posicionou mais no bloco intermediário e foi conquistando o protagonismo no segundo tempo. Firpo lançou Raphinha pela esquerda e conseguiu chutar por baixo na finalização, exigindo grande defesa do goleiro Mendy.
Firpo e Harrison tabelaram na esquerda na jogada seguinte e Firpo cortou para dentro buscando a finalização. Roberts tentou desviar e foi vencido, restando para Mendy a tarefa de salvar o Chelsea com defesa tranquila.
Após sofrer muita pressão, o Chelsea acabou sofrendo o empate aos 38′ do segundo tempo. Raphinha deixou o campo para a entrada de Gelhardt e o jovem atacante recebeu pelo meio de Roberts (na esquerda) e tocou de primeira para vencer Mendy e empatar para o Leeds.
Os espaços ficaram abertos na reta final, mas o Chelsea conseguiu buscar a virada com outro gol de pênalti, desta vez devido à entrada de Klich em cima de Rudiger. Jorginho cobrou e foi às redes, dando a vitória para os Blues.
FICHA TÉCNICA
CHELSEA 3-2 LEEDS
Data: 11/12/2021, 12:00
Estádio: Stamford Bridge
Gols: 1T 28′ Raphina (Leeds); 1T 42′ Mount (Chelsea); 2T 13′ Jorginho (Chelsea); 2T 38′ Gelhardt (Leeds); 2T 47′ Jorginho (Chelsea)
Substituições – Chelsea: Hudson-Odoi (Werner); Christensen (Azplicueta); Lukaku (Marcos Alonso)
Substituições – Leeds: Klich (Schakleton); Gelhardt (Raphinha); Cresswell (D.James)
Chelsea (4-2-3-1): Edouard Mendy; Cesar Azpilicueta, Thiago Silva, Antonio Rudiger; Reece James, Ruben Loftus-Cheek, Jorginho, Marcos Alonso; Timo Werner, Mason Mount; Kai Havertz.
Leeds (4-1-4-1): Illan Meslier; Jamie Shackleton, Luke Ayling, Diego Llorente, Junior Firpo; Adam Forshaw; Raphinha, Stuart Dallas, Tyler Roberts, Jack Harrison; Daniel James.
LEIA TAMBÉM:
CBF premia os melhores árbitros do Brasileirão 2021; veja quem ganhou
Brasileirão: veja TODOS os vencedores da premiação da CBF em 2021
VAR no Brasileirão: veja os times mais “prejudicados” na Série A em 2021
Bola de Prata 2021: veja todos os vencedores da premiação do Brasileirão

