Semifinais da competição terão duelos nacionais e reúne três campeões mundiais em busca de uma vaga na final
A menos que Natal desbanque o Sada Cruzeiro, a competição terá reedição de uma das finais protagonizadas pelos outros três clubes.
Em 2012, o Trentino e o time mineiro se encontraram na decisão e o clube italiano ficou o título.
Seis anos mais tarde, o clube da cidade de Trento ergueu mais um troféu, desta vez contra o adversário nacional, o Civitanova.
Por fim, a equipe da província de Macerata retornou à final em 2019 e desta vez bateu o Sada Cruzeiro, tornando-se o atual campeão Mundial.
LUBE CIVITANOVA x TRENTINO ITAS
JOGADOR “DA CASA”, LUCARELLI QUER AJUDAR O CIVITANOVA A FATURAR O BI DA COMPETIÇÃO
Classificado em primeiro pelo Grupo A, o Lube Civitanova teve vida fácil na primeira fase do Mundial. Aplicou tranquilos 3 sets a 0 no UPCN San Juan em sua estreia e repetiu o placar contra o Natal. Pelo campeonato nacional, também faz boa campanha. Vice-líder, possui nove triunfos e dois reveses.
Este Mundial está sendo especial para o brasileiro Ricardo Lucarelli, jogador do clube italiano. Medalhista de ouro na Rio-2016 e integrante da seleção também nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o ponteiro está praticamente “em casa”. Lucarelli nasceu na cidade vizinha à Betim, Contagem, e começou a carreira profissional no Minas Tênis Clube.
A familiaridade não para por aí. Defendendo atualmente o Civitanova, o atleta integrou o elenco de outros dois clubes deste Mundial. Na temporada anterior defendeu o Trentino e atuou pelo projeto Funvic na cidade de Taubaté de 2015 a 2020.
MAIOR VENCEDOR DO MUNDIAL, TRENTINO VISA O HEXACAMPEONATO
Surpreendido pela derrota arrasadora para o Sada Cruzeiro, o Trentino vem para a semifinal como segundo do Grupo B. Sua campanha, além do revés para os brasileiros, teve uma vitória contra o Sirjan Foolad, do Irã. Pressionado pelas oscilações recentes e pelo bom momento do Civitanova, buscará se reabilitar para manter viva as chances do hexacampeonato mundial.
Antes do desembarque em Betim, o time acumulava três triunfos consecutivos pelo campeonato italiano, onde ocupa a terceira posição. No certame, são sete vitórias em dez jogos. Já pela CEV Champions League (campeonato europeu), encarou um resultado negativo para o compatriota Perugia no dia 02 de dezembro.
SADA CRUZEIRO X FUNVIC/EDUCACOIN/NATAL
RAPOSA EMBALADA EM BUSCA DO TETRA DO MUNDIAL
Apesar da liderança do Grupo B e a excelente exibição diante do Treviso neste Mundial, o outrora dominante Sada Cruzeiro vem encontrando dificuldades neste ano. No primeiro semestre foi eliminado prematuramente ainda nas quartas de final da Superliga. A raposa havia feito a melhor campanha mas foi surpreendida pelo Itapetininga, oitava colocado, que aprontou a maior zebra da história da competição e lhe despachou por 2 jogos a 0.
Buscando retomar o caminho dos títulos, conquistou o Campeonato Mineiro em cima do Fiat/Gerdau/Minas no dia 08 de outubro e está em segundo lugar na Superliga desta temporada, somando sete vitórias e duas derrotas. O último confronto antes do Mundial foi justamente uma derrota por 3 a 1 para o rival, à sua frente na tabela da competição brasileira.
Favorito para o jogo, terá pela frente um adversário que vive um momento muito delicado do projeto. Caso avance, fará sua quinta final pela competição.
PROJETO EM NATAL TÊM CRISE ESCANCARADA DENTRO E FORA DAS QUADRAS
Bicampeão da Superliga ainda por Taubaté, o Funvic/Educacoin/Natal, atualmente oitavo colocado na atual edição do nacional, enfrenta um turbilhão de problemas tanto dentro quanto fora das quadras. O técnico Javier Weber entrou em atrito com diretores e foi afastado logo na véspera da estreia no Mundial.
Segundo apuração do site “ge.com”, Weber estaria insatisfeito com a estrutura do clube recém-saído do interior paulista para a capital potiguar. A lista de fatores inclui ainda o atraso de salários aos jogadores e comissão técnica e a recusa da diretoria em inscrever o ponteiro cubano Elián devido ao valor de transferência exigido pela organização da competição.
Para piorar, esta posição está carente no time, pois André Ludegards está contundido. A solução encontrada está sendo a escalação de Vitor Yudi no setor. Campeão no dia 30 de novembro do Pan-Americano sub-23, Yudi atuou como líbero pela seleção brasileira.
A situação é tão complicada que o treinador João Conceição, ex-Suzano, foi chamado às pressas e integrou o grupo na manhã da estreia da competição internacional. Em um dos tempos técnicos pedido durante a partida contra o UPCN San Juan, Conceição disse aos jogadores não saber qual é o sistema defensivo implementado na equipe e pediu informações para elaborar uma estratégia.
No entanto, o grupo mostrou resiliência e venceu com uma espetacular virada por 3 sets a 2 após ter estar 2 a 0 atrás. Demonstrando solidariedade à Javier Weber, os atletas rumaram à arquibancada para cumprimentá-lo após o triunfo. Pela segunda rodada, o time não resistiu à força do favorito Lube Civitanova e foi atropelado por 3 sets a 0, passando à semi do Mundial em segundo do Grupo A.
TRANSMISSÃO
Os dois confrontos serão transmitidos pelo canal SporTV e pelo site NSports em parceria com o O Tempo. Confira os horários:
10/12 (sexta-feira)
17h – Lube Civitanova x Trentino Itas (SporTV 3 e NSports)
20h30 – Sada Cruzeiro x Funvic/Educcoin/Natal (SporTV 2 e NSports)
LEIA TAMBÉM:
Cruzeiro não dá chances e atropela o Trentino pelo Mundial de Clubes de vôlei masculino
Mundial de Clubes masculino de vôlei: Conheça a história dos seis times participantes
Vem BBB? Douglas Souza ‘abandona’ time italiano e retorna ao Brasil
Atual campeão da Superliga Masculina, afasta técnico por divergências com diretoria
Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato
Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

