Home Futebol Quando foi a ultima vez que o Corinthians conquistou o Paulistão

Quando foi a ultima vez que o Corinthians conquistou o Paulistão

A última conquista corintiana do Paulistão teve sabor especial, coroando um tricampeonato seguido e marcando o 30º título da competição.

João Victor Miranda
Colaborador do Torcedores

Não faz tanto tempo. No dia 21 de abril de 2019, Vagner Love marcava contra o São Paulo aos 44 minutos do segundo tempo, evitando a decisão por pênaltis e garantindo mais um título estadual – o trigésimo – para o Corinthians de Fabio Carille.

PUBLICIDADE

A campanha que terminou bem, com vitória sobre o rival e título, teve um começo complicado para o Corinthians. Com grande expectativa pela possibilidade de voltar a conquistar um tricampeonato seguido depois de 80 anos, a equipe alvinegra começou mal o Campeonato Paulista: quatro pontos nos primeiros quatro jogos.

Invicto nos clássicos

Na estreia, empate com o São Caetano em casa – 1 a 1 -, depois, derrota para o Guarani, fora – 2 a 1 -, e vitória sobre a Ponte Preta em Itaquera – 1 a 0. A sequência ruim terminou com derrota na capital paulista para o Red Bull Brasil, que já despontava como uma das sensações da competição – 2 a 0.

PUBLICIDADE

A sequência tinha clássicos contra Palmeiras e São Paulo e duelos que poderiam se tornar complicados no interior paulista, contra Novorizontino e Botafogo-SP. O Corinthians passou a mostrar força com a vitória sobre o Palmeiras por 1 a 0 no Allianz Parque.

Nem a derrota para o Novorizontino fora de casa por 1 a 0 freou o ímpeto do Timão, que, na sequência, encaixou sua primeira sequência de vitóriasr: 2 a 1 no São Paulo em Itaquera e 1 a 0 no Botafogo-SP, em Ribeirão Preto.

Nas rodadas finais, dois empates (1 a 1 com o São Bento, fora, e 0 a 0 com o Santos, em casa) e mais duas vitórias (1 a 0 sobre o Oeste em Itaquera e 1 a 0 sobre o Ituano fora) garantiram ao time alvinegro a primeira posição do Grupo C, com 21 pontos.

Ferroviária, com 18 pontos, Mirassol, com 11, e Bragantino (que ainda não era Red Bull), com 10, fecharam a chave C. O time de Araraquara seria o rival do timão na fase seguinte.

PUBLICIDADE

‘Azarão’ na segunda fase

A campanha do Corinthians foi a quarta melhor no geral, o que fez do time, de certa forma, um azarão entre os classificados para as quartas de final. E o futebol do Timão não empolgava.

Nas quartas, dois empates em 1 a 1 contra a Ferroviária levaram a decisão para os pênaltis. O Corinthians levou a melhor por 4 a 3.

Na semifinal, o Corinthians encontrou o Santos de Sampaoli, dono de melhor campanha. Após vencer o primeiro jogo por 2 a 1, o time da capital foi derrotado por 1 a 0 no jogo da volta, resultado que levou o jogo para os pênaltis. Novamente o Timão levou a melhor: 7 a 6.

A final foi contra o outro ‘azarão’ entre os grandes, o São Paulo, dono da nona melhor campanha na fase de grupos – pior até que a da Ponte Preta, que não se classificou. Melhor para o Corinthians, que poderia decidir diante de sua torcida.

PUBLICIDADE

Após um empate sem gols no Morumbi, o Corinthians saiu na frente em Itaquera com gol de Danilo Avelar, um dos destaques da boa defesa corintiana. Antony empatou para o Tricolor aos 48 do primeiro tempo.

Quando o Corinthians parecia destinado a jogar mais uma decisão por pênaltis, Vágner Love fez a festa da torcida. O atacante recebeu lançamento de Sornoza e, livre na grande área, bateu de primeira para superar Tiago Volpi.

Time da final

O time do Corintihans que entrou em campo na final do Campeonato Paulista de 2019 foi: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique (Pedro Henrique) e Danilo Avelar; Ralf, Pedrinho (Vágner Love), Ramiro, Sornoza e Clayson; Gustavo (Boselli).

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Novo Beckham? Meia da Premier League é adorado por Guardiola e tem números absurdos em bolas paradas

Lesão de Benzema faz Real Madrid desistir de negociar Jovic

Sem clube, Eriksen treina com reservas do Ajax para recuperar forma física

Site vaza novo uniforme alternativo do PSG, com Neymar de modelo; veja

PUBLICIDADE

Com vitória sobre Ponte Preta, Abel Ferreira entra na história do Palmeiras e do Allianz Parque; entenda

Site vaza nova camisa principal do Bayern de Munique com listras horizontais; veja

Representante do Real Madrid viaja à França para contratar revelação do Monaco

Lyon define substituto de Bruno Guimarães, de malas prontas para o Newcastle

PUBLICIDADE

Douglas Luiz, do Aston Villa, interessa a gigante da Europa e pode ser vendido ainda em janeiro

Benzema defende Messi: ‘Quem critica, não entende de futebol’