Home Automobilismo Fórmula 1: FIA inicia inquérito sobre Hamilton x Verstappen e faz promessa

Fórmula 1: FIA inicia inquérito sobre Hamilton x Verstappen e faz promessa

Edição 2021 do campeonato de automobilismo ficou marcada por uma polêmica entre Hamilton e Verstappen, na última volta do grande prêmio de Abu Dhabi

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

A FIA oficializou, nesta quinta-feira (13), que já estão em andamento as investigações finais sobre o polêmico título conquistado por Max Verstappen, após o holandês ultrapassar Lewis Hamilton na última volta do grande prêmio de Abu Dhabi e, assim, ficar com o título da Fórmula 1.

PUBLICIDADE

Em nota, a entidade afirmou que vai ouvir todas as partes envolvidas. Além disso, prometeu uma “análise detalhada” do caso.

A FIA também disse que vai encerrar as investigações em fevereiro e comunicar a decisão final no dia 18 de março, no Conselho de Automobilismo, no Bahrain.

PUBLICIDADE

Entenda a polêmica

O título da Fórmula 1 ficou com Max Verstappen após o holandês conseguir ultrapassar Lewis Hamilton, na última volta do Grande Prêmio de Abu Dhabi.

O detalhe é que, antes da ultrapassagem, a diferença entre os pilotos era acima de dez segundos. O que diminuiu a distância foi uma batida de Nicolas Latifi, da Williams.

O acidente provocou bandeira amarela e a vinda de um safety car. A organização da prova autorizou ultrapassagem assim que a relargada ocorresse e os pilotos estivessem lado a lado.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

PUBLICIDADE

A decisão deixou a Mercedes insatisfeita. A montadora argumenta que a permissão para ultrapassagens desobedece as regras do campeonato. A Mercedes protestou duas vezes contra a prova, mas teve os pedidos negados.

Leia a seguir a nota oficial da FIA:

“O presidente da FIA iniciou uma investigação com todas as escuderias da Fórmula 1 sobre o tema”.

“No dia 19 de janeiro, um item da agenda do comitê de assessoria esportiva vai ser dedicado quanto ao uso do Safety Car. Um debate vai ser realizado com todos os pilotos”.

“O resultado vai ser embasado com uma análise detalhada do caso e será apresentado à comissão em fevereiro”.

PUBLICIDADE

“E a decisão final será anunciada no dia 18 de março, no Conselho de Automobilismo, no Bahrain”.

Leia também:

Fórmula 1: Após título, Verstappen fecha parceria e vai ter novidade em 2022

Fórmula 1: Título? Ferrari projeta grandes mudanças a partir de 2022

PUBLICIDADE

Audi se manifesta sobre possível entrada na Fórmula 1

Fórmula 1 pode ter mudança fora das pistas em 2022