Home Novidades Felipe Melo como zagueiro, Cano no banco e mais: como deve jogar o Fluminense em 2022

Felipe Melo como zagueiro, Cano no banco e mais: como deve jogar o Fluminense em 2022

Tricolor Carioca terá o retorno de Abel Braga para a sua quarta passagem como treinador. Fluminense tem leve aumento em média de idade

Por Rafael Alves em 21/01/2022 04:02 - Atualizado há 2 anos

Abel Braga durante treino no Fluminense
Abel Braga durante treino no Fluminense

O Fluminense é um dos clubes mais ativos no mercado da bola neste início de temporada. Com oito contratações já anunciadas, a equipe do Rio de Janeiro ainda terá um novo comandante: o técnico Abel Braga voltou ao clube em sua quarta passagem.

O último reforço foi o goleiro Fábio, que brigará por posição com Marcos Felipe. A posição passou a última temporada sob críticas em alguns momentos de 2021. Oportunidade de mercado após deixar o Cruzeiro, o experiente jogador briga pela titularidade.

Vice-campeão da Libertadores em 2009, o arqueiro espera realizar o sonho de conquistar a competição juntamente com o Fluminense. “Está na hora. Acho que todos nós temos esse objetivo, esse sonho. Ficou muito próximo”, disse à FluTV.

Além do goleiro Fábio, o Fluminense acertou com mais um volante, dois laterais, um zagueiro, um meia e dois atacantes: Felipe Melo, Pineida, Cristiano, David Duarte, Nathan, Cano e Willian, respectivamente.

+ ANÁLISE: Atuação do Fluminense na janela de transferências é a prova de que o clube quer chegar muito mais longe

ABEL BRAGA DEVE VOLTAR COM TRÊS ZAGUEIROS

A chegada de Abel Braga ao comando do Fluminense pode promover uma grande mudança na formação tática da equipe. Tentando repetir o bom comando da última passagem, entre 2017 e 2018, o treinador deve voltar a utilizar um sistema com três zagueiros.

O volante Felipe Melo pode ser um deles. Com o sucesso de Yago e André como dupla no meio de campo, o ex-jogador do Palmeiras deve atuar de forma mais recuada – assim como fez em 2020, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

Nino, que recebeu sondagens de clubes do Brasil e da Europa durante a janela, está focado no Fluminense para receber uma chance na seleção brasileira. Assim, ele será titular ao lado de David Duarte, David Braz ou Luccas Claro.

A equipe carioca ainda deve ter briga nas alas. Samuel Xavier e Calegari disputam a vaga pela direita, enquanto Pineida, que chegou recentemente ao elenco do Fluminense, deve garantir a titularidade contra Cristiano no lado esquerdo.

Nathan deve iniciar a temporada como meia principal no ataque, atrás de Willian e Fred. Com contrato apenas até julho deste ano, o camisa 9 deve iniciar como titular e fazer trocas com Cano para recuperar a forma física durante a maratona de jogos.

Portanto, o técnico Abel Braga pode escalar o Fluminense nos principais jogos deste início de temporada da seguinte forma: Fábio (Marcos Felipe); Nino, Felipe Melo e Luccas Claro (David Duarte); Samuel Xavier (Calegari), André, Yago e Pineida (Cristiano); Nathan; Willian (Luiz Henrique) e Fred (Cano).

https://gty.im/1236718548

FLUMINENSE TEM TIME VELHO?

Com a chegada de Fábio (41), Felipe Melo (38), Willian (35) e Germán Cano (33), o elenco do Fluminense virou alvo de piadas por conta da idade dos atletas. Atualmente, o grupo carioca conta com a média de 27,3 anos entre os jogadores.

Esse número é um pouco superior aos 26,6 da temporada de 2021, quando a equipe garantiu a classificação para a fase de grupos da Libertadores. Esse pequeno aumento foi recente e só aconteceu por conta da chegada de Fábio, que tem 41 anos de idade.

Apesar de ter feito contratações de jogadores mais experientes, o Fluminense também se livrou de outro atletas mais velhos Nenê foi para o Vasco da Gama, Egídio irá jogar no Coritiba, Hudson retornou ao São Paulo e Cazares deve deixar o clube em breve.

O que ajuda a equilibrar a balança é a quantidade de jovens promessas. Com o fim da Copa São Paulo de Futebol Júnior, nomes como o de Matheus Martins devem se unir ao elenco para o Campeonato Carioca, que já tem Luiz Henrique como destaque.

“É importante para nós, mais jovens, termos jogadores experientes, que ajudam a assumir a responsabilidade. Mas, independentemente da idade, quem estiver em campo, vestindo uma camisa como esta, tem que dar o seu melhor. E tem o seu percentual de responsabilidade. Quem estiver dentro de campo vai ter que correr, dar o seu melhor. Com a força do grupo, vamos conseguir as vitórias”, comentou Nathan, durante entrevista coletiva de apresentação.

VEJA O ELENCO DO FLUMINENSE PARA 2022:

Goleiros: Fábio (41), Marcos Felipe (25), Muriel (34), Pedro Rangel (21) e Gustavo Ramalho (19)

Laterais: Samuel Xavier (31), Calegari (19), Mario Pineida (29), Marlon (24), Cristiano (28) e Danilo Barcelos (30)

Zagueiros: Nino (24), David Braz (34), Luccas Claro (30), David Duarte (26), Manoel (31), Matheus Ferraz (36) e Luan (20)

Meias: André (20), Martinelli (20), Nonato (23), Wellington (30), Felipe Melo (38), Yago Felipe (26), Jhon Arias (24), Nathan (25), Paulo Henrique Ganso (32)

Atacantes: Fred (38), Caio Paulista (23), Gabriel Teixeira (20), Luiz Henrique (21), Germán Cano (33), John Kennedy (19), Matheus Martins (18) e Willian Bigode (35).


[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJBczhzUXpPbyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]


LEIA TAMBÉM:

Joia do Fluminense entra no radar do Ajax para substituir David Neres

Cavani, Soteldo e mais: 8 gringos especulados para jogar na Série A em 2022

Lesão no joelho tira zagueiro do Fluminense do primeiro semestre em 2022

‘Cancelados’: relembre os equatorianos que decepcionaram no Fluminense

Exit mobile version