Home Automobilismo Campeão da Fórmula 2 lamenta falta de espaço na F1: “Funciona assim”

Campeão da Fórmula 2 lamenta falta de espaço na F1: “Funciona assim”

Australiano de apenas 20 anos foi campeão pelo terceiro ano seguido, mas não conseguiu uma vaga no grid da Fórmula 1 para 2022

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

O orgulho de mais uma conquista divide espaço com a frustração por não ter garantido seu lugar na Fórmula 1. Aos 20 anos, contudo, Oscar Piastri ainda espera ter uma oportunidade na categoria mais nobre do automobilismo.

PUBLICIDADE

Em 2021, o australiano sagrou-se campeão da Fórmula 2 com folgas: 252,5 pontos, contra 192 do segundo colocado. Dessa forma, Piastri conquistou o terceiro título em três anos consecutivos, após também vencer a Fórmula Renault, em 2019, e a Fórmula 3, em 2020.

No entanto, a ascensão do jovem piloto não garantiu a ele um lugar no grid da Fórmula 1. Diferentemente, por exemplo, de Guanyu Zhou. O chinês foi somente o terceiro colocado da F2 em 2021, mas vai correr na elite neste ano, pela equipe Alfa Romeo.

PUBLICIDADE

Pelo regulamento da Fórmula 2, um campeão não pode correr novamente na categoria. Sendo assim, Piastri vai ser piloto reserva da Alpine, em 2022, enquanto aguarda por uma chance como competidor principal de alguma escuderia no futuro

Piastri na F1 em 2023?

Embora frustrado por não conseguir a vaga, Oscar Piastri demonstra serenidade ao tratar da situação:

“Para chegar na Fórmula 1 são muitos fatores diferentes além de ter resultados e ser rápido. Meu exemplo acabou sendo o caso mais claro disso. Eu fiz tudo que estava ao meu alcance para apresentar meu ritmo, mas é assim que o mundo funciona, especialmente no automobilismo”, afirma o australiano.

Agora, portanto, o jovem aguarda que 2023 seja o seu ano: “Espero que possa estar no grid em 2023. Ficarei bastante decepcionado se não conseguir, principalmente depois do meu terceiro título consecutivo”.

PUBLICIDADE

Já Daniel Ricciardo, piloto da McLaren e compatriota de Piastri mostrou apoio ao campeão da F2. O piloto de 32 anos acredita que não falte merececimento, mas ‘apenas’ vagas: “Ele não apenas ganhou [a Fórmula 2], ele dominou”, enfatizou Ricciardo.

Enfim, como piloto reserva da Alpine, Oscar Piastri poderá substituir Fernando Alonso ou Esteban Ocon na temporada de 2022, caso necessário. No ano que vem, o australiano pode ter uma chance como titular da F1 caso o veterano espanhol não renove seu contrato com a equipe francesa.

LEIA MAIS:

Fórmula 1: Dá para alcançar? Verstappen comenta sobre recorde de Schumacher e Hamilton

F1: Engenheiro que trocou Mercedes por Red Bull é condecorado pela Rainha da Inglaterra; entenda

PUBLICIDADE

Schumacher x Hamilton: Quem é maior na Fórmula 1? Veja os números

Fórmula 1: Ex-piloto detona série da Netflix: “Desligo em 15 minutos”

Torcida do Corinthians lota estádio e jogo da Copinha acaba sendo paralisado

Vai pra Copa? Repórter da ESPN diz que jogador do Corinthians será convocado se “jogar 10% a mais do que está jogando”

PUBLICIDADE

Atlético-MG tem concorrência de time espanhol e dois clubes sul-americanos por Godín

Mercado da bola: Brasileirão Série A tem 35 laterais com contrato encerrando em 2022; veja os nomes