Home Futebol Egito supera a Costa do Marfim em jogaço digno da qualidade das duas seleções; confira a análise

Egito supera a Costa do Marfim em jogaço digno da qualidade das duas seleções; confira a análise

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira destaca a atuação dos “Faraós” contra os “Elefantes” no confronto das oitavas da Copa Africana de Nações

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

O futebol é um esporte tão espetacular que existem empates sem gols que trazem mais emoções do que algumas goleadas. Esse é exatamente o caso do confronto entre Egito e Costa do Marfim, jogo válido pelas oitavas de final da Copa Africana de Nações. De acordo com os números do SofaScore, “Faraós” e “Elefantes” finalizaram incríveis 31 vezes (com treze delas indo na direção do gol) durante os 120 minutos de bola rolando. Ainda que não tenha sido um confronto marcado pelo rigor técnico e pelo aprimoramento na conclusão das jogadas, as equipes comandas pelo francês Patrice Beaumelle e pelo português Carlos Queiroz entregaram bom desempenho e executaram bem aquilo que havia sido proposto pelos dois treinadores. Acabou que o Egito (que perdeu o goleiro Mohamed El-Shenawy no final do tempo normal) foi mas preciso nas cobranças de pênaltis e ficou com a vaga nas quartas de final.

PUBLICIDADE

É bom que se diga que os olhares estavam todos na direção de Mohamed Salah, talvez o grande astro dessa Copa Africana de Nações junto com Sadio Mané (de Senegal), seu companheiro de equipe no Liverpool. O camisa 10 dos “Faraós” era o jogador mais avançado do 4-3-3/4-4-2 de Carlos Queiroz (que tinha clara inspiração no desenho tático utilizado por Carlo Ancelotti no Real Madrid campeão da Champions League em 2013/14). Omar Marmoush voltava pelo lado esquerdo (e acompanhando as descidas do lateral marfinense Serge Aurier) e Mohamed Elneny fechava o lado direito. Tudo para liberar Salah para sair da direita para dentro e buscar os espaços entre as linhas do escrete da Costa do Marfim.

Já os “Elefantes” jogavam no mesmo 4-3-3 do Egito com o atacante Pépé (do Arsenal) saindo da direita para dentro e buscando a tabela com Sébastien Haller e Max Gradel na intermediária ofensiva. Dos volantes, Ibrahim Sangaré, além de faze boa dupla com Serge Aurier pelo lado direito, era aquele que mais pisava na área e quem mais se apresentava para tentar as jogadas em profundidade ou as tabelas. É verdade que Patrice Beaumelle viu o desempenho da sua equipe cair um pouco após a saída de Franck Kessié logo aos trinta minutos da primeira etapa. Mas quando Serey Dié finalmente “esquentou”, Costa do Marfim criou problemas sérios para o Egito numa partida cheia de alternativas.

Egito vs Costa do Marfim - Football tactics and formations

Patrice Beaumelle apostou num 4-3-3 de mais força física e ataque vertical em Costa do Marfim. Já Carlos Queiroz usou a mesma formação mas com adaptações.

Omar Mamoush acertou o travessão no primeiro tempo após bola interceptada no meio-campo por Amr Al-Sulaya. No entanto, mais do que o volume de jogo do escrete egípcio (que era altamente objetivo e veloz nas suas transições) tinha em Salah a sua grande válvula de escape. Costa do Marfim só começou a equilibrar o jogo quando os jogadores começaram a executar o plano de jogo de Patrice Beaumelle. Com o avanço dos jogadores para frente com o ataque buscando dar mais profundidade às jogadas, os “Elefantes” criaram boas chances ainda no primeiro tempo. Na melhor delas, Ibrahim Sangaré acertou um belo voleio de dentro da pequena área que Mohamed El-Shenawy defendeu com segurança. Mesmo assim, o time marfinense ainda sofria bastante com as transições em altíssima velocidade do Egito. E este que escreve ainda não compreendeu por que Jerémie Boga não é titular nesse time.

PUBLICIDADE

Costa do Marfim só conseguia equilibrar o jogo quando avançava suas linhas e seus jogadores de ataque buscavam dar mais profundidade às jogadas. Era possível notar uma inversão para um 2-3-5 com o claro objetivo de abrir espaços na defesa do Egito. Foto: Reprodução / YouTube / CAF TV

Mas a impressão que ficava era a de que Egito era mais fluido e mais móvel do que seu adversário. Isso porque Carlos Queiroz também apostou em inversões, triangulações e no controle da profundidade. Notem que sempre que Salah pegava a bola, pelo menos dois jogadores se lançavam para receber o passe. Sem a bola, o camisa 10 dos “Faraós” sempre buscava o espaço vazio, seja nas costas da última linha ou entre zagueiros e volantes. Difícil não colocar o goleiro marfinense Badra Ali Sangaré (junto com o zagueiro Eric Bailly) como um dos melhores em campo por conta das grandes defesas realizadas durante os 120 minutos de partida. E por mais que as duas seleções fizessem por onde, o confronto no Japoma Stadium (em Douala) só foi mesmo decidido na marca de cal. E ali brilhou a estrela do goleiro Gabaski, substituto do lesionado Mohamed El-Shenawy. A vaga era dos “Faraós”.

Egito mostrou mais fluidez e mais mobilidade na hora de levar a bola para o campo de ataque do que Costa do Marfim. Mohamed Salah tinha com quem jogar e procurava sempre o espaço vazio para arrastar a marcação e liberar os companheiros de equipe. Foto: Reprodução / YouTube / CAF TV

Conforme escrito no primeiro parágrafo, o futebol é tão cheio de nuances e detalhes que Eric Baily, justamente um dos poucos jogadores de Costa do Marfim que estava conseguindo levar vantagem nos duelos contra os atacantes egípcios, acabou desperdiçando sua penalidade. De forma esquisita, diga-se de passagem. Seja como for, a impressão que fica dos “Elefantes” é a de que falou aquele “algo mais”, aquele aprimoramento na conclusão das jogadas e um pouco de concentração nos momentos decisivos. Melhor para o Egito de Carlos Queiroz, que eliminaram uma seleção fortíssima e jogando um futebol de qualidade. Infelizmente, apenas um poderia passar para as quartas de final da Copa Africana de Nações e, diante de tudo o que foi visto em Douala, os “Faraós” tiveram mais força mental para superar as adversidades da partida. Mesmo quando perdeu seu goleiro titular por lesão no final do tempo normal.

A grande verdade é que Egito e Costa do Marfim nos entregaram aquele que pode ser considerado o jogo mais animado e mais movimentado da competição até o momento. Tudo porque as duas seleções resolveram fazer aquilo que sabem fazer de melhor: jogar futebol. Mais uma prova de que é necessário olhar além do senso comum para perceber que há sim esporte de qualidade sendo pensado e jogado além da nossa visão. É por isso que a Copa Africana de Nações é tão maravilhosa.

CONFIRA OUTRAS ANÁLISES DA COLUNA PAPO TÁTICO:

PUBLICIDADE

Senegal supera Cabo Verde, mas atuação abaixo da média e dificuldades para atacar preocupam bastante

Ataque rápido, mobilidade e foco nos jogadores: as ideias táticas de Antonio “El Turco” Mohamed

A vitória foi de Camarões, mas é a atuação valente de Comores que entra para a história

Vitória da Tunísia sobre a Nigéria é a prova de que um dia ruim pode ser a ruína completa

PUBLICIDADE