O atacante Yony González, do Benfica, entrou na mirado Deportivo Cali para a temporada. O clube colombiano, que tem Rafael Dudamel, ex-técnico do Atlético-MG, no comando deseja formar um time “galático” em 2022.
O Torcedores.com apurou que o Deportivo Cali enviou uma proposta à diretoria encarnada para contar com o atleta de 27 anos. Yony González retornou ao Benfica no começo de janeiro após defender o Ceará no último Campeonato Brasileiro.
O atacante foi reintegrado ao elenco para a disputa do Campeonato Português. Apesar disso, ele é considerado um jogador “negociável” pelo Benfica. Afinal, o técnico Nélson Veríssimo não faz planos para utilizá-lo na sequência da temporada.
Ainda segundo apurou a reportagem, o presidente do Benfica, Rui Costa, avalia a proposta feita pelo Deportivo Cali. Agora, cabe ao empresário Hugo Cajuda, que cuida dos interesses do jogador, costurar um acordo que seja vantajoso para as partes envolvidas.
Conforme o Torcedores.com informou, o Penafiel sondou a situação de Yony González e estão interessados em contratar o atleta. A princípio, o clube que disputa a segunda divisão portuguesa, buscou o empréstimo dele. Porém, o colombiano optou em seguir no Benfica.
A temporada de Yony González no Ceará
Revelado pelo Envigado, Yony González ganhou projeção no futebol após se destacar pelo Junior de Barranquilla na Copa Sul-Americana de 2018. No ano seguinte, ele se transferiu para o Fluminense onde viveu o melhor momento da sua carreira.
Com a camisa tricolor, ele marcou 17 gols em 66 jogos. Nesse ínterim, foi destaque do time no Campeonato Carioca e no Campeonato Brasileiro. Dessa forma, Speed González foi contratado em custos pelo Benfica.
Porém, deixou o clube português sem nunca ter vestido a camisa encarnada. É, portanto, uma das contratações mais contestadas dos últimos anos feitas pelo ex-presidente Luiz Filipe Vieira. Posteriormente, teve passagem sem brilho por Corinthians e Los Angeles Galaxy.
Na última temporada, por exemplo, disputou 31 jogos pelo Ceará, sendo seis na Copa Sul-Americana, 14 no Campeonato Brasileiro, uma na Copa do Brasil, três no Brasileirão sub-23, quatro na Copa do Nordeste e três no Cearense. Nesse ínterim, fez dois gols e acumulou 1.076 minutos em campo.

