Home Futebol Champions: Atlético de Madrid e Manchester United iniciam duelo contra a crise na temporada

Champions: Atlético de Madrid e Manchester United iniciam duelo contra a crise na temporada

Champions League terá um duelo entre dois desesperados nas oitavas de final: Atlético de Madrid e Manchester United buscam no duelo evitar um caos maior

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Atlético de Madrid e Manchester United iniciam nesta quarta-feira (23) um dos confrontos mais importantes das oitavas de final da Champions League para ambas equipes, justamente pelo momento desfavorável de ambos.

PUBLICIDADE

As duas equipes entraram na temporada 2021/22 com altas expectativas de conseguir aumentar a galeria de troféus com títulos importantes, mas acabaram esbarrando justamente em diversos obstáculos, decepcionando os torcedores.

O Torcedores.com estabelece agora um paralelo com as duas equipes envolvidas neste “duelo dos desesperados” na Champions.

PUBLICIDADE

 

Manchester United vive problemas diversos

Tudo indicava que a temporada representaria um “passo a mais” pelos Red Devils que conseguiram encerrar 2020/21 deixando uma boa sensação na torcida. Logo na estreia da Premier League, uma vitória de 5 a 1 contra o Leeds.

No dia 11 de setembro de 2021, a aguardada estreia de Cristiano Ronaldo aconteceu no Old Trafford e o artilheiro português já chegou marcando para decidir a favor do United em duelo contra o Newcastle, aumentando ainda mais a alegria do torcedor.

Mas com a temporada em andamento os problemas foram surgindo. Lentidão na recomposição defensiva e desempenho ofensivo abaixo do esperado ficaram marcados na conta do torcedor, que viu Ole Gunnar Solskjaer ser demitido pouco após a goleada de 5 a 0 do Liverpool em pleno Old Trafford, em outubro do ano passado.

PUBLICIDADE

Na Champions League, CR7 foi o responsável direto pela classificação às oitavas de final com gols decisivos sendo marcados contra Villarreal e Atalanta, além de ter conseguido deixar sua marca em todas as partidas da fase de grupos.

Depois de consultar alguns técnicos no mercado, o United teve que optar por Ralf Rangnick em dezembro de 2021, numa espécie de “técnico interino” até o encerramento da atual temporada. Mas o desempenho do treinador alemão também não está deixando o torcedor feliz com instabilidade durante as partidas, uma perda de intensidade que acaba complicando ainda mais a situação, sem contar as eliminações precoces na Copa da Liga Inglesa para o West Ham e para o Middlesbrough na Copa da Inglaterra.

Por fim, cabe ainda ressaltar o escândalo extra-campo envolvendo Mason Greenwood. Uma das maiores jovens promessas do futebol inglês e estrelas do Manchester United acabou sendo afastado por tempo indeterminado após imagens, vídeos e áudios serem divulgados na internet constatando agressão verbal, física e uma acusação de estupro contra uma garota.

Apesar de estar entre os quatro mais bem colocados da Premier League neste momento, o torcedor não demonstra confiança em sua equipe e teme que o Manchester United seja superado por Arsenal ou Tottenham na reta final; ambas equipes estão em processo de evolução na temporada. Por isso, a classificação contra o Atlético de Madrid é fundamental para seguir sonhando com um título na atual temporada.

PUBLICIDADE

 

Atlético de Madrid sem o ímpeto defensivo

Do outro lado do confronto está o Atlético de Madrid que também vive uma temporada considerada decepcionante para o torcedor, que viu os comandados de Diego Simeone conquistarem o título de La Liga em 2020/21.

Jogadores importantes chegaram como Matheus Cunha, Rodrigo de Paul e Griezmann (durante a temporada) chegaram, mas as saídas de Saúl, Álvaro Morata, Santiago Arias e Kieran Trippier complicaram o elenco da equipe.

Durante a temporada, o Atlético de Madrid acabou ficando para trás na disputa do Campeonato Espanhol por não conseguir ter o mesmo desempenho defensivo das temporadas anteriores. Foram 34 gols sofridos na temporada até aqui, um número que supera toda a temporada anterior.

PUBLICIDADE

Este número negativo ocorre justamente pela desorganização tática defensiva durante as transições, algo incomum numa equipe comandada por Diego Simeone que passou a estudar outras formações táticas na temporada como o 3-5-2 e o 4-4-2.

Sem condições de disputar o título de La Liga, o Atleti entrou firme nas disputas das copas, mas acabou sendo superada em ambas. Na Supercopa da Espanha, foi derrotado nas semifinais pelo Athletic Bilbao por 2 a 1. Na Copa do Rei, foi superado pela Real Sociedad por 2 a 0 nas oitavas.

A situação no Campeonato Espanhol é semelhante ao do Manchester United na Premier League: a luta dura por uma vaga no G-4. Neste momento o Barcelona é o quarto colocado, mas Villarreal, Real Sociedad e Athletic Bilbao ainda sonham com uma vaga na próxima Champions League.


Atlético de Madrid e Manchester United iniciam nesta terça-feira (23) o duelo com o jogo de ida no Estádio Wanda Metropolitano, a partir das 17h pelo horário de Brasília. O jogo de volta será realizado no dia 15 de março, em Old Trafford.

PUBLICIDADE