Home Futebol Não é só Ronaldo! Outros astros do futebol que também viraram donos de clubes no exterior

Não é só Ronaldo! Outros astros do futebol que também viraram donos de clubes no exterior

Modelo que chegou ao Brasil recentemente, já é bastante comum em outros lugares do mundo

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

A grande notícia que agitou futebol no Brasil essa semana o acordo do Vasco com 777 Partners para venda da SAF, com investimento de R$ 700 milhões. Valores que são maiores que do Botafogo para o John Textor e do Cruzeiro para Ronaldo. O fenômeno, que inclusive, foi o primeiro a trazer esse modelo de gestão para o Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ronaldo tem a experiência de ser dono do Valladolid, da Espanha, desde 2018. Fora do Brasil, principalmente na Europa, esse modelo de clube-empresa é bastante comum. Aqui no Brasil isso não era permitido por lei. Mas, após algumas mudanças no ano passado, esse modelo se tornou possível por aqui.

Mas se engana quem pensa que Ronaldo é o único astro do futebol que se tornou dono de clube. Veja abaixo alguns craques que também fizeram isso e talvez você não sabia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Zlatan Ibrahimovic

O ídolo sueco, conhecido por seus gols e suas polêmicas, também se aventurou nessa função. Sempre muito competitivo, o craque do Milan se tornou em 2019, dono do Hammarby, da Suécia. O time que tem 124 anos de história, conquistou apenas uma vez o campeonato nacional, em 2011.

Ainda em atividade, o Ibra trabalha mais como investidor do clube e tem como sócio a AEG, empresa norte-americana que é proprietária também do Los Angeles Galaxy. Quando se aposentar, o atacante deve ser mais ativo dentro do clube sueco.

PUBLICIDADE

Gerard Piqué

PUBLICIDADE

Ídolo do Barcelona, o zagueiro Piqué, de 35 anos, também já encaminha para o final da carreira com sua função de gestor encaminhada. O marido da Shakira é proprietário do FC Andorra, que disputa a terceira divisão da Espanha. Ele comprou o time em 2018. Fora do futebol, Piqué também é um dos proprietários da empresa que realiza anualmente a Copa Davis (o principal torneio entre nações do tênis mundial).

David Beckham

O ex-astro do Real Madrid e Manchester United, David Beckham sempre foi considerado mais que um jogador de futebol. Ele era literalmente uma celebridade e não ficava atrás de nenhum astro de hollywood. Aposentado dos gramados desde 2013, quando jogava pelo PSG, o ex-meia, hoje com 46 anos, é dono de dois clubes pelo mundo.

Um deles é o Inter Miami, dos Estados Unido, clube que ele mesmo fundou e que fez sua estreia na MLS em 2020. Beckham ainda é um dos donos do Salford City, da quarta divisão da Inglaterra. No time inglês, o astro trabalha ao lado de outros ex-companheiros de Manchester: Ryan Giggs, Paul Scholes e os irmãos Gary e Phil Neville.

PUBLICIDADE

Didier Drogba

O maior jogador da história da Costa do Marfim e ídolo do Chelsea, Drogba, aposentado desde 2018, também seguiu para este caminho. Inclusive, o ex-atacante se tornou dono do clube que ele encerrou a carreira, o Phoenix Rising, dos Estados Unidos.

Quando ele negociou com o Corinthians, em 2017, acabou optando por jogar nos Estados Unidos, justamente nesta equipe. Jogou duas temporadas por lá e ao se aposentar, acabou se tornando um dos acionistas da equipe. Além de Drogba, o DJ e produtor musical Diplo, o cantor Pete Wentz (Fall Out Boy) e o ex-jogador de beisebol Brandon McCarthy também são proprietários do clube.

Vincent Kompany

PUBLICIDADE

O ex-zagueiro da famosa “geração belga” e ídolo do Manchester City, Kompany, hoje treinador de futebol, investiu em um time do seu país. Ele comprou, ainda em 2013, o FC Bleid-Molenbeek, que disputava a terceira divisão do Campeonato Belga. Kompany no entanto, rebatizou o time, que hoje chama BX Brussels. Aos 35 anos, ele é técnico do Anderlecht desde 2020.

Better Collective