Home Mídia Esportiva Ex-dirigente do São Paulo diz que “todo mundo baba-ovo” de técnicos estrangeiros

Ex-dirigente do São Paulo diz que “todo mundo baba-ovo” de técnicos estrangeiros

Ele pediu respeito aos profissionais do futebol brasileiro em meio à “invasão” de estrangeiros

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

Os técnicos estrangeiros têm ganhado cada vez mais espaço no futebol brasileiro após o sucesso de Jorge Jesus, no Flamengo, e de Abel Ferreira, no Palmeiras. Porém, um importante ex-dirigente se mostrou contrário à “falta de respeito” aos técnicos brasileiros e à diferença de tratamento em relação aos gringos.

Marco Aurélio Cunha, que foi por anos diretor do São Paulo, disse no Arena SBT que a mídia, as diretorias e até as torcidas têm mais paciência com estrangeiros.

“O técnico brasileiro hoje não é respeitado. Aí vem o estrangeiro, com mérito, qualquer um, seja lá quem for. Todo mundo baba-ovo, espera, pede paciência para que o resultado venha. ‘Ah, a equipe dele é muito boa, os treinos são espetaculares’. A paciência que tem, e a grana que pagam para o estrangeiro faz com que a diretoria e a mídia tenha tolerância. Aí vem o Sylvinho, ex-jogador do Corinthians, começando, não merece respeito? A mídia não fez isso e nem o torcedor do Corinthians”, disse o ex-dirigente do São Paulo.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

Técnicos estrangeiros no Brasil

Desde que Jorge Jesus fez sucesso no Flamengo, vários clubes passaram a apostar em técnicos estrangeiros, sejam portugueses ou sul-americanos. O português Abel Ferreira repetiu o sucesso de Jesus, mas no Palmeiras, e foi bicampeão da Libertadores e campeão da Copa do Brasil.

O Internacional teve quatro técnicos gringos no período: Eduardo Coudet, Miguel Ángel Ramírez, Diego Aguirre, e agora Alexander Medina. O Athletico Paranaense também teve seu treinador estrangeiro, o português António Oliveira.

O Santos tentou Jesualdo Ferreira, mas não deu certo. O São Paulo foi campeão paulista com Hernán Crespo após 16 anos, mas demitiu o técnico poucos meses depois. O Atlético-MG tem atualmente o argentino Antonio ‘El Turco’ Mohamed como técnico, mas também já fracassou no projeto com o venezuelano Rafael Dudamel.

O Cruzeiro escolheu o também argentino Paulo Pezzolano para comandar o projeto de 2022. Outro clube que também tem um estrangeiro no comando é o Fortaleza, com Juan Pablo Vojvoda, que levou o time à Libertadores.

PUBLICIDADE

Agora quem quer um estrangeiro é o Corinthians, que está no mercado em busca de um técnico português.