Home Mercado da Bola Ex-Flamengo, Reinado Rueda pode ser demitido da seleção colombiana; saiba mais

Ex-Flamengo, Reinado Rueda pode ser demitido da seleção colombiana; saiba mais

Reinaldo Rueda foi vice-campeão da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2017

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, a seleção da Colômbia pode passar mudanças caso não se classifique para a Copa do Mundo do Catar. O presidente da Federação Colombiana de Futebol (FCF), Ramón Jesurún, acima de tudo, está insatisfeito com o trabalho do técnico Reinaldo Rueda.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o dirigente vai promover uma reunião com Reinaldo Rueda neste sábado. No encontro, será colocado em pauta o atual momento do time, que está em 7º lugar nas Eliminatórias. A Colômbia não vence há seis jogos. Tropeçou, nesse meio tempo, diante da Argentina, Peru, Paraguai, Brasil, Equador, e Uruguai.

A reunião, inclusive, foi projetada logo após o revés contra Argentina, na última terça-feira, no Estádio Mário Alberto Kemps, em Córdoba. Desde então, Ramón Jesurún passou a ser pressionado por dirigentes da entidade para mudar a comissão técnica.

PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, todas as possibilidades estão na mesa do presidente. A demissão de Reinaldo Rueda é, inclusive, uma possibilidade real. Na época, ele chegou para lugar do português Carlos Queiroz.

Caso o “Maestro”, como é chamado pela imprensa colombiana, seja demitido, os dirigentes trabalham com a hipótese de contratar um técnico estrangeiro para ficará frente do projeto Copa do Mundo 2026.

A princípio, o nome que mais agrada da cúpula da Federação Colombiana de Futebol é o de Marcelo Gallardo, do River Plate. Entretanto, o argentino tem contrato com o clube até dezembro de 2022. Afinal, ele não esconde o desejo de comandar uma equipe europeia no próximo ano.

Reinaldo Rueda deixou o Flamengo na mão em 2018

Em agosto de 2017, Reinaldo Rueda foi contratado pelo Flamengo após realizar grande trabalho no Atlético Nacional, da Colômbia, onde conquistou a Copa Libertadores da América e a Recopa Sul-Americana. Ele estreou contra o Botafogo, pela semifinal da Copa do Brasil. Ao todo, foram 31 partidas, com 13 vitórias, 10 empates e oito derrotas. Além disso, teve 52% de aproveitamento.

PUBLICIDADE

Nesse ínterim, foi vice-campeão da Copa Sul-Americana e Copa do Brasil. Apesar disso, conquistou a torcida por apostar em pratas da casa como Lucas Paquetá, Felipe Vizeu e Vinícius Júnior. Posteriormente, os garotos foram negociados com Milan, Udinese e Real Madrid, respectivamente, gerando milhões aos cofres do clube.

Pouco depois, Reinaldo Rueda deixou o Flamengo na mão às vésperas do começo da pré-temporada em 2018. Logo após deixar o clube carioca, optou pelo projeto de assumir a seleção do Chile, que não se classificou para a Copa do Mundo de 2018.

A negociação para o desligamento, por exemplo, foi desgastante para todas as partes envolvidas. Em outras palavras: a diretoria rubro-negra liberou o treinador mediante ao pagamento de US$ 400 mil (R$ 1,3 milhão, à época).  Logo depois que assumiu a Colômbia, forma em 20 jogos, com cinco vitórias, 10 empates e cinco derrotas.