Home Mercado da Bola Fim da novela! Ex-Flamengo, é o novo técnico da Colômbia

Fim da novela! Ex-Flamengo, é o novo técnico da Colômbia

Reinaldo Rueda tem a missão de classificar a Colômbia para a Copa do Mundo de 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Sem surpresa para ninguém. A Federação Colombiana de Futebol (FCF) oficializou nesta quinta-feira, através das suas redes sociais, que Reinado Rueda é o novo técnico da Colômbia. O contrato, a princípio, vai até junho de 2022. O acordo, inclusive, prevê a extensão do vínculo por mais quatro anos.

PUBLICIDADE

O treinador de 63 anos já havia acertado sua saída da seleção chilena na última semana e, enfim, assinou hoje contrato para substituir Carlos Queiróz. Afinal, o português, foi demitido após fraco desempenho à frente do selecionado colombiano.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva

Ele terá a companhia do auxiliar técnico Bernardo Redín, do preparador físico Carlos Eduardo Velasco e outros membros de confiança em sua comissão técnica. Contudo, o maior objetivo dele é classificar a equipe ‘cafetera’ para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

A estreia de Reinaldo Rueda será contra a seleção brasileira, em 25 de março, no Estádio Metropolitano de Barranquilla, pela quinta rodada das Eliminatórias. Até lá, o comandante vai observar o desempenho de alguns jogadores para elaborar a lista de convocados.

Vale ressaltar que a ‘era’ Reinaldo Rueda como treinador do Chile foi considerada decepcionante. No comando da ‘La Roja’, ele venceu uma das quatro partidas que a equipe disputou nas Eliminatórias. Além disso, o time ocupa a sexta colocação do torneio.

De acordo com o site colombiano “Antena 2”, Ramón Jesurúm, presidente da FCF, nunca escondeu o desejo de contar com Reinaldo Rueda. Enquanto aguardava uma sinalização positiva do treinador, o dirigente foi ao mercado e sondou vários técnicos.

PUBLICIDADE

Ainda segundo a publicação, o mandatário sondou os argentinos Claudio Borghi, Marcelo Gallardo e Matías Almeyda. O espanhol Miguel Ángel Ramírez, atual técnico do Internacional, também estava na lista. Entre os brasileiros, os nomes de Dunga e Vanderlei Luxemburgo foram lembrados.

A carreira de Reinaldo Rueda

Nascido em Cali, na Colômbia, Reinado Rueda Rivera assume pela segunda vez a seleção colombiana. Na primeira passagem pela equipe nacional, o treinador obteve bons resultados entre 2005 e 2006. Foram 39 jogos, 16 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. Porém, não conseguiu classificar a equipe para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

Aos 63 anos, o colombiano acumula experiência tendo treinado as seleções de Honduras, Equador e Chile. O auge da carreira foi à frente do Atlético Nacional. Com a equipe colombiana, venceu a Copa Libertadores da América (2016) e a Recopa Sul-Americana (2017).

No Brasil, o colombiano ficou conhecido por sua passagem pelo Flamengo. Em 2017, ele classificou o rubro-negro para as finais da Copa Sul-Americana e Copa do Brasil. Mas o time foi derrotado pelo Independiente e Cruzeiro, respectivamente.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Descartado pelo Olympique de Marselha, Diego Costa enfrenta dificuldades para seguir na Europa

Cria do Internacional é anunciado como novo reforço da Cabofriense para o Cariocão

Bastidores: Após vazamento de informações, Rodolfo Landim investiga ‘infiltrado’ no vestiário do Flamengo