Home Futebol Fluminense vence Flamengo em clássico tenso pelo Cariocão

Fluminense vence Flamengo em clássico tenso pelo Cariocão

Fluminense conseguiu um gol aos 45 minutos do segundo tempo para superar o Flamengo e vencer o primeiro Fla-Flu da temporada 2022

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
Flamengo Flamengo 0-1 Fluminense Fluminense
Cariocão 2022 - 4ª Rodada

Em clássico marcado por confusões e tensão no Estádio Nilton Santos, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0 neste domingo (6) e manteve a invencibilidade no Cariocão.

PUBLICIDADE

O clássico cumpriu as expectativas no início e começou bastante agitado. Logo no primeiro lance, Arrascaeta e Andreas Pereira tabelaram na direita e o cruzamento chegou na medida para Gabigol arriscar com força dentro da área, mas o goleiro Marcos Felipe cresceu e defendeu firme. Dentro de campo, o Flamengo se posicionou no 3-4-2-1 com a bola e no 4-1-4-1 sem a bola.

Na resposta imediata, Luiz Henrique fez ótima jogada individual pela esquerda e deixou três defensores para trás, mas na infiltração da grande área, o atacante do Fluminense acabou chutando para fora.

PUBLICIDADE

Aos 7′, um lance polêmico iniciou a primeira confusão. Após grande jogada pela esquerda, Andreas Pereira cruzou e o juiz deu pênalti para o Flamengo após enxergar bola resvalando no zagueiro Nino. Os jogadores do Fluminense partiram para cima do árbitro e Felipe Melo derrubou Diego. Após o entrevero, o árbitro foi chamado pelo VAR e acabou anulando o penal.

Depois dos momentos iniciais agitados, o clima de tensão durou até a parada técnica. Quando o jogo retornou, o Flamengo chegou pela esquerda com Andreas Pereira recebendo na área e cruzando para trás, mas Felipe Melo fez um corte providencial.

Aos 27′, o Fluminense teve uma chance de ouro. Em jogada construída pelo meio, Willian acionou Fred e o centroavante devolveu para o atacante chutar rasteiro  da entrada da área, fazendo Hugo se esticar em grande defesa.

Quatro minutos depois, foi a vez do rubro-negro quase marcar. Arão fez grande lançamento para Gabigol ficar na cara do gol, mas o atacante acionou Arrascaeta, que perdeu a disputa contra Felipe Melo na marcação, salvando o Fluminense.

PUBLICIDADE

Aos 48 minutos do primeiro tempo, mais uma jogada de impacto para o Flamengo. Arrascaeta avançou bem e deixou Gabigol novamente em condições na pequena área, mas o goleiro Marcos Felipe se antecipou ao atacante.

Antes do intervalo, mais uma confusão de grandes proporções. Após cobrança de falta de Yago, Hugo afastou a bola com soco e se chocou com David Braz, que iniciou uma briga com Gustavo Henrique. Os três envolvidos tomaram cartões amarelos.

O início do segundo tempo ficou marcado por uma intensidade menor de ambas equipes. Nos primeiros minutos, Marinho e Vitinho foram acionados por Paulo Sousa, que logo depois acionou Gomes no lugar de Andreas Pereira. Pelo Fluminense, Abel Braga apostou em Cano no lugar de Fred.

Em uma das raras oportunidades no segundo tempo, Cris Silva recebeu de Yago na esquerda e Luiz Henrique cabeceou para fora no cruzamento sem muito perigo aos 17′.

PUBLICIDADE

Arrascaeta também teve sua chance em cobrança de falta, mas Gustavo Henrique chegou atrasado na segunda trave e acabou finalizando para fora, sem muito perigo.

Quando o jogo estava se encaminhando para um empate na reta final, o Flamengo chegou a movimentar o placar aos 27′. Na cobrança de falta, Arão desviou na primeira trave, Léo Pereira tocou com o peito e Gabigol surgiu livre para concluir às redes e fazer a festa com a torcida. Mas o VAR fez sua intervenção e, após análise de sete minutos, anulou o gol por impedimento.

Logo após a anulação do lance, uma nova confusão surgiu com Vitinho e Calegari brigando no meio do campo. Desta vez, o árbitro optou por expulsar ambos.

Após mais um momento de tensão e momento de aparente tranquilidade na reta final, o Fluminense conseguiu abrir o placar em jogada de bola parada aos 43 minutos. Yago cobrou falta na segunda trave e Arias surgiu livre na área para testar firme e Hugo falhar na tentativa de defesa.

PUBLICIDADE

Nos acréscimos, o Flamengo não desistiu e ocupou o campo ofensivo para tentar empatar. Aos 52 minutos do segundo tempo, Marcos Felipe salvou o Fluminense depois de jogada individual de Marinho, que deixou Gabigol na cara do gol, mas parou no reflexo do goleiro adversário. Aos 54 minutos, o rubro-negro uma última chance no escanteio. Lázaro cabeceou firme e Marcos Felipe novamente salvou o tricolor.

 

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0-1 FLUMINENSE

Data: 06/02/2022, 15:30
Estádio: Conselheiro Galvão
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Netto Corrêa Farinha
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga

PUBLICIDADE

Gols: 2T 45′ John Arias (Fluminense)

Substituições – Flamengo: Marinho (Diego); Vitinho (E.Ribeiro); J.Gomes (A.Pereira); Lázaro (Arrascaeta)

Substituições – Fluminense: Calegari (S.Xavier); Cano Fred); M.Martinelli (F.Melo); John Arias (Willian)

Flamengo (4-5-1): Hugo; Rodinei, Gustavo Henrique, Léo Pereira, Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira, Diego, Arrascaeta, Everton Ribeiro; Gabigol.

PUBLICIDADE

Fluminense (3-4-3): Marcos Felipe; Nino, Felipe Melo, David Braz; Samuel Xavier, André, Yago Felipe, Cris Silva; Luiz Henrique, Willian Bigode, Fred.