“Todos contra o Flamengo”. É dessa forma que o diário “Sport” classifica o atual momento do clube carioca em solo nacional. Analisando fatores recentes contra Palmeiras e Atlético-MG, que foram além das quatro linhas, a situação descrita pelo veículo coloca o Rubro-Negro em uma posição de crítica. Recentemente, a polêmica em torno do local da Supercopa do Brasil foi alvo de repercussão e troca de farpas, algo que piorou a imagem da equipe no exterior.
Na visão do jornal, o Flamengo deixou de ter uma visão solidária ao se aliar com o governo de Jair Bolsonaro. Torcedor do Palmeiras, o presidente já manifestou torcida pelos cariocas na final da Libertadores e Rodolfo Landim é visto como um dos seus apoiadores no meio futebolístico, relação que foi detonada na publicação.
“Flamengo não é mais solidário. Seu alinhamento com o governo Bolsonaro durante a pandemia também não ajudou. E não por uma questão ideológica, porque o futebol brasileiro, com poucas exceções, não foi atingido antes das políticas genocidas do executivo de extrema direita, que distorceram 646 mil vidas. O Flamengo é e age como o time do governo , o que significa ter privilégios institucionais, que se estendem também aos escritórios da sede da CBF no Rio de Janeiro, e que podem fazer a diferença em torneios muito equilibrados“, afirmou a publicação.
O presidente de Mengão, Rodolfo Landim, é tão afinado com Bolsonaro que seu nome foi considerado o de vice-presidente na candidatura presidencial de outubro. O clube carioca tornou-se o braço executor das políticas governamentais no mundo do esporte, a começar pela defesa com unhas e dentes da volta do público aos estádios, o que fez com que o Flamengo ficasse, por diversas vezes, isolado“, completou o diário.
Rodolfo Landim pode ser candidato à vice-presidente de Jair Bolsonaro para as eleições de 2022.
Landim circula entre políticos de confiança e empresários ligados ao atual presidente da República, que tem o dirigente do Flamengo como preferência.
?️O Globo pic.twitter.com/rV3lZcv0Qh
— RaFla Mello (@raflamello81) June 18, 2021
ARROGÂNCIA E FALSA VITIMIZAÇÃO DO FLAMENGO
Além disso, o periódico espanhol acredita que o Flamengo vem priorizando a arrogância para lidar com os demais clubes do país. Outro destaque sobre o posicionamento da diretoria é de uma falsa vitimização, algo que não condiz com a realidade.
“Seus rivais não têm inveja, mas temem que não estejam competindo nas mesmas circunstâncias e esse sentimento está muito presente entre as torcidas de todo o país. E a resposta da direção do Flamengo transita entre a arrogância de um grande e uma falsa vitimização que não convence ninguém e que tem efeito bumerangue, pois alimenta ainda mais a animosidade”, completou o jornal.

