Home Futebol Grêmio supera o Cruzeiro em jogo marcado pela falta de entrosamento e pela imposição de estilos

Grêmio supera o Cruzeiro em jogo marcado pela falta de entrosamento e pela imposição de estilos

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira analisa a partida válida pela Supercopa Feminina e as escolhas de Patrícia Gusmão e Rodrigo Campos

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

Grêmio e Cruzeiro mostraram nesta sexta-feira (4) uma pequena amostra do que as duas equipes estão preparando para esse início de temporada no futebol feminino. E como não poderia deixar de ser, o primeiro jogo da temporada das Gurias Gremistas e das Cabulosas acabou sendo pela falta de entrosamento, de ritmo e também por uma certa imposição de estilos no gramado do Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Principalmente no segundo tempo. Isso porque as mexidas (no posicionamento e nas peças em campo) realizadas por Patrícia Gusmão surtiram mais efeito do que as feitas por Rodrigo Campos. Na prática, o Grêmio esteve mais organizado e mais “inteiro” nos duelos físicos, foi eficiente nas bolas paradas e construiu a vitória que o colocou na semifinal da Supercopa do Brasil com gols de Patrícia Maldaner (após cobrança de escanteio) e Dani Ortolan (cobrando penalidade que ela mesma sofreu).

PUBLICIDADE

É bom que se diga que o cenário descrito acima e a falta de entrosamento e de ritmo de jogo são perfeitamente naturais quando se observa o contexto do jogo disputado nesta sexta-feira (4). Não dá pra cobrar futebol em alto nível de duas equipes que ainda buscam o entendimento mútuo entre as jogadoras que já faziam parte do elenco, as que chegaram na janela de transferências e as comissões técnicas. As oscilações nas atuações de Grêmio, Cruzeiro e de qualquer outra equipe ainda vão ser vistas por um bom tempo ou até que esse processo de adaptação de ideias aconteça por completo. E a velocidade disso tudo depende muito de cada situação, de cada contexto e de cada clube. Realmente, não é fácil.

PUBLICIDADE

Mas é possível dizer que foram as Cabulosas quem começaram melhor a partida por conta da postura mais vertical e objetiva da equipe de Rodrigo Campos. Logo aos dois minutos do primeiro tempo, Mari Pires aproveitou vacilo da defesa das Gurias Gremistas na saída de bola (muito por conta da falta de concentração natural desse início de jogo) e passa para Rita Bove acertar a trave esquerda de Lorena (goleira convocada para a Seleção Brasileira). Difícil não perceber alguns problemas no posicionamento defensivo do time de Patrícia Gusmão. Principalmente na marcação na frente da zaga. A melhor chance de gol do Grêmio no primeiro tempo saiu de uma cabeçada de Jéssica que acertou o travessão de Rubi.

O Cruzeiro começou melhor o jogo e aproveitou os problemas no posicionamento defensivo do Grêmio para criar boas chances de gol no primeiro tempo. Imagens: Reprodução / SPORTV / GE

Na prática, as Gurias Gremistas começaram a entrar mais no jogo e impor seu estilo na medida em que Rafa Levis (a grande referência técnica da equipe de Patrícia Gusmão) conseguia se livrar da marcação de Robinha e Rafa Andrade. O panorama melhorou consideravelmente a partir do segundo tempo e no momento em que a técnica do Tricolor Gaúcho sacou a volante Tchula e mandou a atacante Cássia para o jogo. A conexão entre a camisa 21 e a camisa 10 melhorou demais a produção ofensiva do time do Grêmio. Rafa Levis (jogando um pouco mais recuada) tinha espaço para distribuir passes e Cássia se somou a Lais Estevam, Caty e Luany num 4-2-4 que aproveitava muito bem os espaços nos lados do campo e na frente da dupla de zaga do Cruzeiro. As laterais Nine e Isa Fernandes mostravam muita dificuldade para acompanhar as atacantes gremistas e sofriam com os problemas na recomposição defensiva.

Cássia entrou no lugar de Tchula e passou a jogar mais pelo lado esquerdo de ataque com Rafa Levis recuando para armar as jogadas junto de Pri Back. Imagens: Reprodução / SPORTV / GE

Patrícia Maldaner abriu o placar em bela cabeçada no ângulo da goleira Rubi aos 30 minutos do segundo tempo (após cobrança de escanteio de Rafa Levis). Enquanto o Grêmio se postava bem em campo e seguia executando muito bem a estratégia de Patrícia Gusmão, o Cruzeiro mostrava certa dificuldade para atacar como atacou no primeiro tempo. Primeiro porque seu adversário acertou o posicionamento defensivo. E depois, por conta das mexidas na formação e das entradas de Cássia e Dany Barão. Ao mesmo tempo, a saída de Mari Pires deixou as Cabulosas sem ter quem organizasse o jogo no meio-campo, tornando a equipe mineira refém das bolas longas para Marília, Rita Bove e Vanessinha. Do outro lado, as Gurias Gremistas seguiam explorando bem os espaços que surgiam na intermediária ofensiva com muita intensidade nas transições e buscando abrir o campo e explorar bem a profundidade.

O Grêmio levava ampla vantagem nos duelos físicos e estava mais organizado em campo do que o Cruzeiro. As Cabulosas acabaram perdendo força no ataque. Imagens: Reprodução / SPORTV / GE

A pá de cal foi colocada por Dani Ortolan aos 49 minutos do segundo tempo com Dani Ortolan cobrando penalidade que ela mesma sofreu. E isso em mais uma jogada de ataque em que as Gurias Gremistas exploraram bem os espaços que surgiam na última linha do Cruzeiro. Na prática, o que se viu nesta sexta-feira (4), em Novo Hamburgo, foi a imposição de um estilo de jogo. O escrete comandado por Patrícia Gusmão se acertou no intervalo, a própria treinadora foi muito bem nas mexidas e a equipe gaúcha acabou sendo mais efetiva nas bolas paradas. Como Sepp Herberger (campeão da Copa do Mundo de 1954 com a Alemanha Ocidental) costumava dizer, “futebol é um jogo de imposição de estilos”. E foi exatamente isso que o Grêmio conseguiu fazer diante de um Cruzeiro que, assim como ele, ainda busca a forma física e o entrosamento ideal para ir longe nessa temporada. Se impor em campo é fundamental.

PUBLICIDADE

Embora seja o pontapé inicial do futebol feminino nesse início de 2022, a partida desta sexta-feira (4) já nos mostrou um pouco das ideias de Patrícia Gusmão e Rodrigo Campos e a maneira como os dois treinadores pretendem que suas equipes se comportem com e sem a bola. A boa execução dessas estratégias depende, é claro, de tempo, treinamento e condições de trabalho. Grêmio e Cruzeiro vão passar pelo mesmo processo que as demais equipes que disputam a Supercopa Feminina. Paciência é fundamental nesse momento.

CONFIRA OUTRAS ANÁLISES DA COLUNA PAPO TÁTICO:

Internacional sofre com a arbitragem e com a própria falta de efetividade na derrota para o Real Brasília

Ao contrário do que muitos pensam, encaixe de Marinho no time do Flamengo não é tão simples assim; entenda

PUBLICIDADE

Ricardo Goulart pode ser a peça que faltava no Santos, mas encaixe no time depende de pequenos ajustes

Botafogo mantém estilo vertical e objetivo, mas ainda precisa de tempo para atingir o nível ideal