Antes do início da temporada 2021/22 da NBA, muitos prognósticos apontavam que os Brooklyn Nets, mais do que alcançar os playoffs, seriam os grandes favoritos ao título. Com a temporada regular em andamento, tudo pode acontecer nos próximos meses, mas a verdade é que a equipe, comandada pelo ex-jogador Steve Nash e considerada uma das promessas do ano, ainda não decolou na competição.
Harden assina com 76ers e frustra sonho de ‘Big Three’ dos Nets
A empolgação dos torcedores nova-iorquinos já era grande, muito em função das presenças de Kevin Durant e Kyrie Irving, astros da NBA. Quando o nome de James Harden foi, então, oficializado, a expectativa tomou conta de toda a liga, com muitos especialistas apontando os Nets como principal equipe a ser batida na competição.
Pela temporada 2020-21, os Nets, ainda sem poder contar com Irving por conta de lesão, terminaram em segundo na Conferência Leste (48V e 24D). A equipe não teve dificuldade em eliminar o Boston Celtics pela primeira rodada dos playoffs, mas ficou pelo caminho na fase seguinte ao perder o jogo 7 diante dos Bucks, campeões desta edição.
Apesar da eliminação, Harden e Durant tiveram bom desempenho, junto aos demais colegas de equipe, o que alimentou a expectativa para 2021-22. No entanto, tudo desandou. Além de estar insatisfeito em relação ao comando técnico, pesou o fato de Kyrie Irving perder diversos jogos por não ter se vacinado contra a Covid-19.
O trio, ao longo da passagem, jogou apenas 16 vezes, sendo 13 vitórias. Diante de toda esta situação, James Harden optou por deixar os Nets um ano depois para assinar com o Philadelphia 76ers.
Lesões, derrotas consecutivas e situação indefinida sobre Irving
Embora apontada como uma das maiores promessas do ano, as inúmeras lesões têm prejudicado o desempenho do Brooklyn Nets nesta temporada. As ausências de Durant, Joe Harris, LaMarcus Aldridge e inclusive de James Harden, quando ainda estava com a equipe, fez com a equipe despencasse na classificação.
Os Nets, que chegaram a liderar a Conferência Leste, hoje ocupam a modesta oitava colocação — se o campeonato se encerrasse dessa forma, a equipe disputaria a fase play-in, que engloba as franquias classificadas nas posições de 7 a 10 em cada conferência. Foram 11 derrotas consecutivas neste período até vencer o Sacramento Kings, já sem a presença de James Harden.
Diante das lesões e a conturbada saída de Harden, o Brooklyn Nets agora busca resolver outro problema: Kyrie Irving. Não vacinado, o astro da liga só pode atuar em partidas fora de Nova York. Isso porque a cidade, lar da franquia, exige ao menos uma dose de vacina para a entrada em ginásios fechados. Irredutível em sua decisão, Irving terá poucas partidas pela frente e muitos questionamentos sobre seu futuro nos Nets.
Chegada de Ben Simmons traz esperança aos Nets
Se por um lado a saída de James Harden foi um banho de água fria aos Nets, por outro há esperança: Ben Simmons. A chegada do jogador, que se recusou a treinar e jogar com os 76ers após desavenças com Doc Rivers, treinador, e Joel Embiid, um dos astros do time, pode elevar a moral da franquia.
Por mais que os últimos meses do atleta em Philadelphia tenham sido bem conturbados, Simmons já mostrou qualidade, inclusive com lugar nas seleções de All-Star e All-Defensive em 2020. Ainda sem data para estrear, o jogador gera expectativa para o restante da temporada. Além dele, Seth Curry e Andre Drummond, que foram incluídos na transferência envolvendo Harden, também chegam para fortalecer os Brooklyn Nets.

