Home Futebol Senegal vence Egito nos pênaltis e conquista a Copa Africana de Nações

Senegal vence Egito nos pênaltis e conquista a Copa Africana de Nações

Senegal conseguiu contar com defesa providencial de Mendy para superar o Egito de Mohamed Salah e conquistar a Copa Africana de Nações 2022

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
Senegal cdn.webshopapp.com/shops/94414/files/52421494/f... 0(4)-(2)0 Flag of Egypt - Wikipedia Egito
Copa Africana de Nações 2022 - Final

Senegal conquistou a Copa Africana de Nações pela primeira vez neste domingo (6) após superar Egito na decisão por pênaltis com placar de 4-2. Mané fez o gol do título.

PUBLICIDADE

A decisão começou extremamente tensa e com um acontecimento que poderia mudar todo o rumo do jogo final: com apenas cinco minutos de jogo, Ciss sofreu entrada dura de Abdelmonem dentro da área e o juiz não hesitou em marcar pênalti para Senegal.

Um dos maiores ídolos do país, Sadio Mané foi para a cobrança, mas acabou exagerando na força e o goleiro Gabaski venceu o duelo individual, defendendo firme.

PUBLICIDADE

Com isso, as expectativas iniciais de uma decisão travada acabaram se confirmando e o primeiro tempo viu pouquíssimas ações ofensivas, com ambas seleções mais concentradas em não sofrer gols.

A seleção de Senegal teve mais a posse de bola e Diédhiou conseguiu apenas no final do primeiro tempo a principal chance na cabeçada firme buscando o canto esquerdo, parando na defesa do goleiro Gabaski.

Do outro lado, Mohamed Salah foi o responsável pela única finalização egípcia antes do intervalo, com chute firme de é esquerdo dentro da área buscando o ângulo, parando na intervenção do goleiro Mendy.

A situação se manteve no segundo tempo, mas Senegal conseguiu aumentar a produtividade ofensiva com mais finalizações. Gueye (duas vezes), Kouyaté e Diédhiou tiveram suas chances nos primeiros dez minutos, mas não levaram muito perigo.

PUBLICIDADE

Pelo Egito, as principais chances vieram na jogada aérea, principal recurso nesta decisão. Aos 24′, Abdelmonem aproveitou cruzamento de Zizo e testou firme, mas exagerou na força. Contudo, Hamdy chegou mais perto do gol aos 30′ e cabeceou com total liberdade dentro da área no cruzamento de El Fotouh, errando por muito pouco o alvo.

Antes do apito final, Dieng acabou desperdiçando chance no cruzamento de Ciss para Senegal, e a decisão acabou indo para a prorrogação, onde a emoção subiu bastante.

No primeiro tempo extra, Dieng teve chance muito clara no cruzamento de Sadio Mané, mas o goleiro Gabaski fez uma defesa espetacular e evtiou que o placar fosse aberto. Do outro lado, Trezeguet teve chute bloqueado dentro da área em chance clara.

No segundo tempo extra, Dieng experimentou de fora da área e quase acertou o canto esquerdo no que seria uma ótima assistência de Gueye. E antes da decisão por pênaltis, Hamdy experimentou chute firme de pé direito no centro da área e o goleiro defendeu.

PUBLICIDADE

Na disputa por pênaltis, o primeiro erro veio com Abdelmonem que chutou na trave. Mas o goleiro Gabaski defendeu a cobrança de Sarr logo na sequência e deixou tudo igual de novo. Na quarta cobrança, Lasheen parou no goleiro Mendy. Na cobrança final, Mané foi às redes e deu à Senegal o título continental inédito.

 

PÊNALTIS (SEN-EGI)

  1. Koulibaly (O) // Zizo (O)
  2. Diallo (O) // Abdelmonem (X)
  3. Sarr (X) // Hamdy (O)
  4. Dieng (O) // Lasheen (X)
  5. Mané (O)

 

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
SENEGAL 0(4)-(2)0 EGITO

Data: 06/02/2022, 16:00
Estádio: Olembe Stadium

Gols: x

Substituições – Senegal: Gueye (Kouyaté); Dia (Sarr); Djeng (Diédihou)

PUBLICIDADE

Substituições – Egito : Trezeguet (El Soleya); Zizo (Marmoush); Hamdy (Mostafa Mohamed)

Senegal (4-3-3): Edouard Mendy; Bouna Sarr, Kalidou Koulibaly, Abdou Diallo, Saliou Ciss; Kouyaté, Mendy, Gueye; Sarr, Diehiou, Sadio Mané

Egito (4-3-3): Gabaski; Ashour, Abdelmonem, Hamdi, Ahmed Fatouh; Hamdi Fathi, Mohamed Elneny, Al-Sulaya; Mohamed Salah, Mostafa Mohamed, Omar Marmoush