| BARCELONA-EQU | 0(4)-(5)0 (0-0) | AMÉRICA-MG |
|---|
Em decisão por pênaltis nesta terça-feira (15) no Monumental Isidro Romero Carbo, o América-MG fez história e conseguiu eliminaro Barcelona-EQU, avançando à fase de grupos da Conmebol Libertadores 2022.
A etapa inicial em solo equatoriano foi justamente o inverso do jogo em Minas Gerais, com o Barcelona propondo as ações ofensivas diante de um América mais recuado no campo defensivo.
Logo no primeiro minuto, Jailson foi exigido e espalmou o chute direto de Byron Castillo, alvo do Santos que sofreu falta na entrada lateral da área.
Aos 6, Cortez quase abriu o placar na sobra da jogada aérea, mas a bola acabou resvalando na defesa adversária. Aos poucos, o América-MG foi organizando o sistema defensivo e impedindo novas chances.
Os comandados de Marquinhos Santos chegaram com perigo pela primeira vez com Wellington Paulista dominou e escorou na medida para Everaldo bater. e a bola sair por pouco.
Antes do intervalo, o atacante do América teve outra boa oportunidade em contra-ataque raro no toque de Pedrinho, mas o chute de fora da área foi para fora do alvo.
No início do segundo tempo, a equipe mineira teve mais espaço para comandar as ações ofensivas mas os espaços eram diminutos e o cruzamento virou o principal recurso, acionando principalmente Pedrinho.
Aos 13′, veio uma boa jogada pelo meio com Everaldo infiltrando na área e chutando de primeira, mas a bola passou por cima do gol. Na sequência, o Barcelona respondeu com Martínez ganhando dividida no alto com Maidana e aproveitando sobra para finalizar de canhota. Jailson defendeu.
Depois, foi a vez de Preciado disputar pelo alto e cruzar rasteiro dentro da área. Jailson impediu o gol ao se antecipar ao atacante adversário.
A sequência do segundo tempo ficou marcada por faltas sendo marcadas, mas o América teve uma chance de ouro aos 29′ com ótima jogada pela direita. Pedrinho cruzou e Alê testou firme sozinho mas a bola passou rente à trave.
E na melhor chance de gol aos 40′, Wellington Paulista acionou Pedrinho na direita. O atacante avançou e tocou para a meia-lua achando Zé Ricardo, dominando e arriscando de longe, mas Burrai fez grande defesa e evitou o gol.
As duas equipes foram para cima nos acréscimos e Índio Ramírez teve a última chance ao receber passe na entrada da área, mas o chute rasteiro saiu fraco e a decisão da vaga ficou para a cobrança de pênaltis.
Piñatares e Wellington Paulista abriram as cobranças e não desperdiçaram para suas equipes. Byron Castillo bateu a segunda e Jailson pegou, mas a bola entrou. Iago Maidana bateu firme no ângulo e também converteu.
Martínez foi o terceiro jogador equatoriano na cobrança e converteu com categoria. Felipe Azevedo cobrou e bateu firme no canto direito. Na quarta cobrança, Quíñonez bateu firme mas Jailson defendeu. Índio Ramírez bateu no canto esquerdo e deixou o América em vantagem.
Darmian Díaz bateu a quinta cobrança do Barcelona e cobrou com excelente categoria, sem chances de defesa para o goleiro Jailson. Na cobrança final, Juninho Valoura tomou distância e bateu no ângulo, garantindo o América na fase de grupos.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA-EQU 0(4)-(5)0 AMÉRICA-MG
Data: 19/06/2021, 21:30
Estádio: Monumental Isidro Romero Carbo
Gols: X
Substituições – Barcelona-EQU: Preciado (Castillo); Damián Diaz (G.Cortez); C.Garcés (G.Maestriani); N.Molina (Almeida)
Substituições – América-MG: F.Azevedo (Everaldo); Índio Ramírez (L.Kal); Zé Ricardo (Alê); Conti (Pedrinho); J.Valoura (Juninho)
Barcelona-EQU (4-2-3-1): Javier Burral; Byron Castillo, Carlos Rodríguez, Luca Sosa, Leonel Quiñónez; Almeida, Bruno Piñatares; Erick Castillo, Emmanuel Martínez, Gabriel Cortez; Gonzalo Mastriani
América-MG (4-4-2): Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder, Marlon Lopes; Juninho, Lucas Kal; Everaldo, Alê, Pedrinho; Wellington Paulista

