| AJAX | 0-1 (2-3) | BENFICA |
|---|
O Benfica conseguiu calar a Johan Cruffy Arena nesta terça-feira (15) e avançou às quartas de final da UEFA Champions League com vitória diante do Ajax por 1 a 0.
A equipe alemã pressionou desde o início diante de um defensivo Benfica que esperava por oportunidades. Antony e Tadic foram bem acionados.
Outro destaque no primeiro tempo foi em relação às jogadas de bola parada. Com muitos escanteios devido ao volume ofensivo, o Ajax insistia em escanteios curtos e cruzamentos na área ao invés de lançamentos diretos.
Mas a grande chance do primeiro tempo veio apenas aos 36 minutos com Gravenberch experimentando de fora da área com precisão, exigindo enorme defesa do goleiro Vlachodimos que espalmou para escanteio. O Ajax não conseguiu converter em gols os 69% de posse antes do intervalo.
Na etapa complementar, o Ajax apostou em mais diagonais diante do Benfica com Tadic sendo ainda mais acionado. Aos 11′, Silva correu na área e forçou um escanteio para o Benfica em chance rara dos portugueses. Vertonghen chegou na área e cabeceou para o gol de Onana, passando muito perto.
A posse de bola subiu para 74% na sequência do segundo tempo, mas as linhas compactas no campo defensivo impediram maior desenvolvimento do ímpeto ofensivo do Ajax que já demonstrava dificuldades de criação nos jogos recentes da Eredivise.
Piorando a situação dos alemães, o Benfica abriu o placar aos 32 minutos em jogada de bola parada. Depois que Onana espalmou a bola de Grimaldo em escanteio, Nunez venceu Timber e testou firme no gol.
Na reta final, os holandeses pressionaram alto e impediram o Benfica de controlar a posse de bola em jogo que teve sete minutos de acréscimos, mas Tadic não conseguiu decidir no último lance e o jogo foi encerrado com a eliminação do Ajax.
FICHA TÉCNICA
AJAX 0-1 BENFICA
Data: 15/03/2022, 17:00
Estádio: Johan Cruyff Arena
Gols: 2T 32′ D.Núñez (BEN)
Substituições – Ajax: Klaassen (Berghuis); Brobbey (E.Álvarez); Kudus (Timber)
Substituições – Benfica: Metié (Taarabt); Yaremchuk (Éverton); D.Gonçalves (D.Nunez); Paulo Bernardo (G.Ramos)
Ajax (4-3-3): Andre Onana; Noussair Mazraoui, Jurrien Timber, Lisandro Martinez, Daley Blind; Ryan Gravenberch, Edson Alvarez, Steven Berghuis; Antony, Sebastien Haller, Dusan Tadic.
Benfica (4-4-1-1): Odisseas Vlachodimos; Gilberto, Nicolas Otamendi, Jan Vertonghen, Alejandro Grimaldo; Rafa Silva, Julian Weigl, Adel Taarabt, Everton; Goncalo Ramos; Darwin Nunez.

