Bola de Ouro anuncia mudanças drásticas nos critérios de premiação
Bola de Ouro da France Football terá grandes mudanças na premiação e a Copa do Mundo será contabilizada apenas na edição de 2023
France Football
A revista France Football divulgou nesta sexta-feira (11) mudanças importantes no formato da Bola de Ouro, principal premiação do futebol mundial, a partir deste ano.
Uma grande mudança consiste na quantidade de votantes. Antes, o júri era composto por jornalistas dos 170 países mais bem colocados no ranking da FIFA antes do período de votação. Agora, serão apenas os 100 países mais bem colocados, eliminando assim jornalistas com pouca importância no cenário atual do futebol mundial.
Mas a principal mudança no formato da Bola de Ouro consiste no período de análise. Desde o início a premiação consistiu em coroar o melhor jogador do ano, com o período de análise sendo entre janeiro à dezembro do ano anterior. A partir deste ano, a análise será em temporadas do calendário europeu, ou seja, entre setembro à junho (ou julho em caso de competições continentais ou mundiais de seleções).
Essas mudanças já estarão sendo válidas para a Bola de Ouro 2022. Naturalmente, a data da premiação também foi modificada e ocorrerá entre setembro à outubro, durante o início de uma nova temporada.
Cabe ressaltar que esta mudança é importantíssima neste ano pois a Copa do Mundo FIFA Catar não estará entrando nos critérios desta premiação na atual temporada, pois oficialmente, o torneio da FIFA será disputado na temporada 2022/23.

