Home Futebol Clubes da Itália pretendem criar um ‘mundial’ durante a Copa do Mundo

Clubes da Itália pretendem criar um ‘mundial’ durante a Copa do Mundo

Seleção italiana está fora da Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
PUBLICIDADE

Com a derrota da Itália para a Macedônia do Norte por 1 a 0, a seleção tetracampeã do mundo está fora da Copa pela segunda vez consecutiva (ficou fora também em 2018). Com isso, muitos jogadores italianos ficarão parados num período de 53 dias que será bem no meio da temporada europeia.

Com a preocupação em manter seus jogadores na melhor forma possível, os líderes da Liga Serie A (liga italiana) buscam alternativas para movimentar o futebol italiano no inverno europeu. Uma das alternativas seria uma ‘Copa do Mundo’ de clubes italianos. Esse Mundial de Clubes servirá de pré-temporada para as equipes da Série A durante a Copa do Catar.

Visando também aproveitar a oportunidade de expandir os mercados, além da questão do ritmo de jogo, Luigi De Siervo (CEO da Série A) e Andrea Butti (chefe de competições) estiveram recentemente na Flórida. Foi negociado com investidores dos Estados Unidos (onde o interesse pela Série A está crescendo) para trazer essa ideia para lá.

PUBLICIDADE

A ideia inicial, pelo menos por enquanto, foi apresentada como fase de grupos e fase eliminatória até chegar à final. A ideia é ser mesmo como uma pré-temporada para o retorno pós-Copa do Mundo, com jogos um pouco mais exigentes do que simples amistosos disputados nos centros de treinamento dos clubes.

Embora a princípio parecesse que organizar um torneio desse tipo seria logisticamente complicado (transferir 20 clubes com seus elencos e funcionários para o outro lado do oceano), esse obstáculo foi superado. O problema seria financeiro com a competição custando mais de 20 milhões de euros, segundo o jornal “La Repubblica”.

O plano B seria uma primeira fase seja na Itália e os Play Offs, com 8 equipes, disputados em Orlando ou Abu Dhabi. De Laurentiis, por exemplo, patrono napolitano, aposta nessa opção.