Home Futebol Xodó da torcida é o estrangeiro que mais atuou no Corinthians; veja o top 10

Xodó da torcida é o estrangeiro que mais atuou no Corinthians; veja o top 10

Ángel Romero é o atleta estrangeiro que mais atuou pelo Corinthians

Matheus Expedito
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. 24 anos.

Em mais de 110 anos de história, o Corinthians tem uma vasta galeria de ídolos e momentos especiais. E uma parte considerável dessa jornada foi construída com o auxílio de estrangeiros. Afinal, na própria fundação os idealizadores do alvinegro se inspiraram em um clube inglês para construir o gigante – o Corinthian Football Club, atualmente chamado de Corinthian-Casuals.

PUBLICIDADE

Muitos dos atletas não nascidos no Brasil deixaram a marca no Timão, seja como símbolo de raça, como Fabián Balbuena, Ángel Romero e Germán Herrera, ou pelo futebol vistoso, como Carlos Gamarra, Carlos Tevez e Freddy Rincón. Alguns passaram apenas para deixar uma pequena marca, como Cachito Ramírez, autor do gol do título do Brasileirão Série A de 2011 diante do Ceará. Outros tiveram feitos muito maiores, como Paolo Guerrero.

Mas você sabe quais são os estrangeiros que mais atuaram no Corinthians? Um deles faz parte do atual elenco, o colombiano Victor Cantillo, que está a uma partida de ultrapassar Carlitos Tevez no top 10. A curiosidade da lista fica para a presença do goleiro José Lengyl ‘Hungarês’, goleiro  do alvinegro entre 1934 e 1940. O arqueiro europeu também fez história no Parque São Jorge, mas muitos detalhes de suas origens são desconhecidos.

PUBLICIDADE

O topo da lista é ocupado por Ángel Romero, paraguaio que deixou saudades em boa parte da torcida. Apesar das limitações técnicas, o meia-atacante foi bem voluntarioso na equipe e virou símbolo de raça.

Veja os atletas que mais atuaram com a camisa do Corinthians

1º Romero (paraguaio) – 222 jogos
2º Rincón (colombiano) – 158 jogos
3º José Lengyl ‘Hungarês’ (húngaro) – 137 jogos
4º Balbuena (paraguaio) – 136 jogos
5º Guerrero (peruano) – 130 jogos
6º Gamarra (paraguaio) – 80 jogos
7º Tevez (argentino) – 78 jogos
8º Victor Cantillo – 78 jogos
9º Daniel González (uruguaio) – 72 jogos
10º Boselli (argentino) – 67 jogos
11º Police (italiano) – 64 jogos

*Não foram considerados os atletas brasileiros naturalizados, como Liedson e Emerson Sheik, ídolos do Corinthians