O atacante Endrick foi um dos grandes destaques do Palmeiras no inédito título da Copinha deste ano de 2022 e acabou sendo eleito o melhor jogador da competição sub-20, mesmo com apenas 15 anos de idade.
Tamanho sucesso já colocou o jogador palmeirense na mira de gigantes da Europa, como Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Barcelona, que devem fazer proposta em breve para contratar o atleta.
Endrick, porém, ainda não tem um valor de mercado definido pelo “Transfermarkt”, principal plataforma do mundo na questão de finanças do futebol. Mas por que o atacante do Palmeiras não tem preço?
A explicação está na idade. Endrick tem apenas 15 anos e ainda não tem idade suficiente para disputar competições profissionais dentro do Brasil. O Campeonato Paulista, por exemplo, não libera a utilização de jogadores sem contrato profissional, situação que só pode ser feita a partir dos 16 anos. O mesmo acontece no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
Em julho deste ano, quando completar 16 anos, Endrick receberá valor de mercado do “Transfermarkt”. A quantia ainda não está definida, mas certamente será alta diante das especulações do mercado em torno do jovem atleta – as primeiras sondagens superam o valor de 40 milhões de euros
Atualmente o jogador mais valioso que atua no futebol brasileiro é Gabigol, do Flamengo, avaliado em 26 milhões de euros. Já Vinícius Júnior tem valor de mercado estimado em 100 milhões de euros, terceiro jogador mais valioso do futebol mundial, atrás somente de Mbappé e Haaland.
Como funcionam os valores de mercado do “Transfermarkt”
Os valores de mercado do “Transfermarkt” são baseados em vários modelos de avaliação de preços. Um fator importante é a comunidade da plataforma em que membros discutem e avaliam os valores de mercado dos jogadores. Em geral, os valores de mercado não devem ser comparados aos valores de transferências efetivamente pagos.
O objetivo não é prever um preço, mas sim um valor de mercado esperado de um jogador. Tanto as modalidades de transferência individuais como o contexto geral são relevantes para a determinação dos valores de mercado. Além disso, o “Transfermarkt” não utiliza qualquer algoritmo para elaborar os seus valores (definição de valor de mercado).

