Home Torcedoras Histórico! Formiga é a primeira mulher a entrar na Calçada da Fama do Mineirão

Histórico! Formiga é a primeira mulher a entrar na Calçada da Fama do Mineirão

Uma das maiores atletas da história do futebol feminino, Formiga recebeu mais uma homenagem em sua carreira

Por Flavio Souza em 15/03/2022 15:33 - Atualizado há 4 anos

Divulgação / Twitter oficial Mineirão

Nesta terça-feira (15), o Estádio Mineirão foi palco de mais um momento histórico do futebol brasileiro. Formiga, ex-jogadora da seleção brasileira e atualmente no São Paulo, teve seus pés imortalizados na Calçada da Fama do estádio.

Homenagens dos clubes mineiros

A atleta recebeu camisas personalizadas com o número 8 das capitãs de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro. O número, claro, em referência ao que Formiga usou durante grande parte da sua carreira.

História de Formiga na seleção brasileira

Aos 44 anos, a jogadora é quem mais vestiu a camisa da seleção brasileira, com 234 partidas. A volante balançou as redes em 37 oportunidades. Além disso, ela participou de sete edições da Copa do Mundo e sete Olimpíadas.

Com a camisa das Guerreiras do Brasil, Formiga venceu três vezes os jogos Pan-Americanos, seis edições da Copa América, além de duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos e um vice-campeonato na Copa do Mundo de 2007, disputada na China e um bronze nos Estados Unidos.

Carreira de respeito

Formiga viveu uma fase muito diferente do futebol feminino. Nos últimos anos a modalidade cresceu principalmente em termos de audiência por todo o mundo.

Na época em que começou sua carreira, as mulheres não tinham nenhum apoio no Brasil para praticar o esporte. Por conta disso, sua história no futebol tem muito peso, com Formiga sendo uma referência para diversas gerações.

A lista de clubes que a volante defendeu é extensa. Dentre os principais citamos o São Paulo, Portuguesa, Saad, New Jersey, Palmeiras, Gold Pride, Chicago Red Stars e PSG.

A passagem de Formiga pela equipe francesa foi muito marcante, com a jogadora saindo com seu nome marcado na história do clube. Na França ela conquistou o Campeonato Francês (2020-21) e a Copa da França de Futebol Feminino (2017-18).

Exit mobile version