Contratado para ser o novo centroavante titular da equipe, o experiente Júnior Moraes foi apresentado pelo Corinthians na tarde desta terça-feira (22), no CT Dr. Joaquim Grava, em São Paulo. O atleta vestiu a camisa 18 pela primeira vez e concedeu entrevista coletiva aos jornalistas, que retornaram às atividades presenciais nas dependências do alvinegro.
Entre os diversos assuntos comentados pelo atacante, talvez o mais esperado pela torcida corintiana seja em relação ao condicionamento físico do atleta. Quando questionado pela imprensa, Júnior Moraes fez a ressalva do período sem treinos, por conta de toda a questão da guerra na Ucrânia, mas ponderou que o período no Timão já ajudou bastante nesse primeiro momento.
“Da parte física, devido a tudo o que aconteceu durante a guerra, eu fiquei parado quase três semanas. Então é lógico que preciso melhorar bastante, mas nesses dias que tenho treinado aqui, já sinto evolução. E estou inscrito e estou à disposição do mister. A decisão de estrear na quinta vai depender do mister, não minha. Mas minha vontade é de estar em campo e poder jogar”, disse Júnior Moraes comentando sobre a possível titularidade na quinta-feira (24), diante do Guarani.
O novo contratado se relembrou do período que passou pelo Corinthians no último ano, quando se recuperava de uma grave lesão no joelho direito. Ele perdeu a temporada europeia inteira e utilizou as instalações do alvinegro para se tratar.
“Eu tenho bastante amigos corintianos. E nos últimos meses eu pude conviver aqui dentro por causa da minha lesão. Foi muito legal ver a atmosféra que tem dentro desse clube. Todo dia que eu vinha treinar aqui, passando por dias difíceis, desde os seguranças, pessoal da cozinha até os jogadores, todos me trataram muito bem. Isso fica um carinho, uma amizade aqui dentro. E quando tive a oportunidade, não pensei duas vezes em jogar aqui dentro”, detalhou o novo jogador do Corinthians.
“A expectativa é enorme, lógico. Poder jogar no estádio, ver a torcida gritando como sempre fez. Eu gosto de estar presente, por dentro de tudo o que está acontecendo. E essas minhas idas ao estádio é justamente para sentir a atmosféra, já entender e ver o jogo do estádio, porque é totalmente diferente da televisão”, disse Júnior Moraes falando sobre as idas à Neo Química Arena mesmo antes de ser oficializado pelo Corinthians.
Veja algumas das falas de Júnior Moraes na entrevista coletiva pelo Corinthians:
Pressão no clube
“Não me sinto pressionado, mas acredito que exista uma expectativa de muita gente para me ver jogando. Vai ser um desafio grande, poder voltar e vestir essa camisa. Nessa posição que é tão prestigiada, o centroavante vive momentos muito ruins quando não faz gols e também muito bons quando marca. Então eu quero estar bem afiado e bem preparado para desempenhar meu futebol”.
Estilo de jogo de Júnior Moraes
“Eu já joguei de várias formas diferentes dentro de campo. Procuro me adaptar e achar os espaços conforme o time que eu jogo e o país, onde vou procurar os espaço para fazer gols, criar oportunidades. Aqui no Brasil vai ser um desafio grande, estou voltando depois de muitos anos fora. Acredito que esse vai ser meu maior desafio, procurar os espaços para desempenhar meu futebol e procurar ser eficiente”.
Metas pelo Corinthians
“Eu sempre trabalho com metas e objetivos na minha carreira, mas sempre internamente. Não gosto de expor, é uma tática que eu uso para poder estar sempre motivado e concentrado para fazer gols. Mas eu acho que um centroavante também não pode viver somente de gols. Eu também tenho que ser eficiente na parte de abrir espaços aos meus companheiros e também em dar assistências. Eu acho que isso também conta bastante, eu sou um cara que fica muito feliz em dar assistência. O importante mesmo é o time ganhar, se tiver que dar um carrinho para tirar uma bola, eu vou fazer isso. O importante é sempre fazer o clube que estou jogando sair vencedor”, explicou Júnior Mores.
Amizade com Willian
“O Willian é um amigo que eu tenho, é muito carinho por ele desde Donetsk, em 2012. Tenho uma amizade muito bacana com ele e com a família, e jogar com atletas do nível do Willian é maravilhoso, facilita muito a nossa vida. A expectativa é enorme de estar dentro de campo e entrosar rápido”, comentou.
Técnicos estrangeiros no Brasil
“Eu vejo o futebol brasileiro com excelentes jogadores. Hoje com a vinda de técnicos estrangeiros, também traz um pouco sobre tática e intensidade lá de fora. Acredito que a gente tem o melhor futebol e acredito que vou disputar bastante. Quando jovem eu não consegui disputar muito aqui do campeonato nacional. Aqui no Corinthians tem excelentes jogadores, então entrar dentro de campo com tanta qualidade técnica, acredito que a gente possa fazer uma boa parceria dentro de campo”, disse Júnior Moraes.

