Morant cresce na disputa para MVP da NBA; Jokic lidera
O armador do Memphis Grizzlies subiu da sétima para a quinta posição na corrida oficial da liga pelo título de melhor jogador da temporada
Maddie Meyer
A campanha da jovem equipe do Memphis Grizzlies se sobressai na temporada 2021-2022 da NBA. A franquia do Tennessee está na terceira colocação da conferência oeste, com 43 vitórias e 21 derrotas, um triunfo atrás do segundo lugar, o Golden State Warriors. Um dos grandes responsáveis pelo desempenho do time é o armador de 22 anos Ja Morant, que subiu posições na lista oficial de disputa para MVP divulgada semanalmente pela NBA e entrou no top 5.
Morant estava na sétima colocação na semana anterior. Porém, nas últimas cinco partidas, ele obteve média de 40 pontos, cinco rebotes e cinco assistências por jogo, com 51% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 40% nas tentativas de bolas de três, algo que trouxe o atleta para perto dos líderes dessa disputa.
O pivô sérvio Nikola Jokic, do Denver Nuggets, atual vencedor da premiação, permanece na liderança, seguido, em sequência, por Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, por Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, e por Demar Derozan, do Chicago Bulls.
https://t.co/Pqxh2EPubW – Kia MVP Ladder: Ja Morant making his move into MVP mix
Memphis phenom Ja Morant is putting on a serious late-season Kia MVP push in our latest review of the award's top contenders. (via @mikecwright)https://t.co/t4R8BOTeft pic.twitter.com/yRZNiIeVrY
— NBA (@NBA) March 4, 2022
Vale ressaltar que Morant tem médias de 27,6 pontos (7º da liga), 5,9 rebotes e 6,6 assistências por partida na atual temporada, a terceira da carreira do armador, que foi draftado pelos Grizzlies em 2019 como a segunda escolha geral, atrás apenas de Zion Williamson, selecionado pelo New Orleans Pelicans.
A pontuação média do jogador é algo que se destaca em relação aos anos anteriores, nos quais ele somou 17,8 e 19,1 pontos por partida. Essa evolução também credencia Morant para a disputa do prêmio de MIP (jogador que mais evoluiu na temporada), já que ele também melhorou seus números em rebotes, roubadas de bola e tocos, além do crescimento no aproveitamento dos arremessos de quadra e do perímetro.
Leia mais
NBA: LeBron James elogia toco de Ja Morant: “Ele colocou foguetes nas panturrilhas”
NBA: Luka Doncic e DeMar DeRozan são eleitos os melhores do mês

