Home Basquete NBA: março é o mês da temporada com maior média de lances livres

NBA: março é o mês da temporada com maior média de lances livres

Ao todo, são 47,2 tentativas por partida no mês, 7,3 a mais do que outubro, quando a atual temporada começou

Gabriel Lopes
Colaborador do Torcedores
PUBLICIDADE

Com a aproximação do fim da temporada regular da NBA, um levantamento estatístico de março chama atenção. O mês é o com maior média de lances livres da temporada, 47,2 tentativas por jogo. O número segue uma tendência de aumento que acontece conforme os meses avançaram. Em outubro, quando a disputa de 2021/2022 começou, essa marca foi de 39,9 lances livres por partida. Nos meses seguintes, aumentos constantes, até 45,7 em fevereiro e o atual 47,2 em março.

No atual mês, o líder neste quesito é o New York Knicks, com 302 tentativas, seguido pelo Philadelphia 76ers, que acumula 300 chances de lance livre, e pelo Denver Nuggets, que soma 291. Em toda a temporada, o Houston Rockets é o time que mais acumula esta estatística, com 1751 tentativas.

Dentre os jogadores, Joel Embiid, dos 76ers, está em primeiro lugar em março, com 128 oportunidades para cobrar lances livres. Ele é seguido por Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, que tem 107, e Karl-Anthony Towns, do Minnesota Timberwolves, que soma 106. Embiid também é o líder da temporada no quesito, com 686 tentativas. James Harden, que recentemente chegou à franquia de Philadelphia, é o quinto colocado no mês de março e na soma de todos os jogos.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que os 76ers possuem o melhor aproveitamento da linha do lance livre, 82,1%. Dentre os jogadores (com pelo menos 125 tentativas), o primeiro colocado é Stephen Curry, armador do Golden State Warriors, com 92,3% de aproveitamento em 298 oportunidades.

Leia mais

NBA: Retorno de Zion Williamson deve acontecer só na próxima temporada

NBA: Russell Westbrook após anotar cesta que levou jogo à prorrogação contra os Raptors: “Eu tenho 23 mil pontos”